OAB de Guarujá vai promover ato pela paz


29/04/2010 11:01

Compartilhar:

Ato pela paz vai mobilizar grupos da terceira idade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/SO AGENCIA PAULOALEXPAZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subseção de Guarujá promove nesta sexta-feira, 30/4, um ato pela paz. A iniciativa é uma resposta da sociedade à onda de violência que atingiu o município nos últimos dias. O evento será realizado a partir das 20h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, em Vicente de Carvalho.

De acordo com o presidente da OAB/Guarujá, Frederico Antônio Gracia, o ato deverá contar com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, além de lideranças religiosas. "Também convidamos o cônsul dos Estados Unidos, considerando que esse país aconselhou os seus cidadãos a evitarem viagens para o Guarujá e outras cidades da região", disse.

O movimento ganhou a adesão de pessoas de todas as idades. Crianças, jovens e grupos da terceira idade estão mobilizados para o ato. Os organizadores querem chamar a atenção para um problema que afeta todas as classes sociais, com impactos na economia da região.

Na Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) propôs a realização de audiência pública para discutir medidas para a redução dos índices de violência na região. Até a última sexta-feira, ocorreram mais de 20 assassinatos. Em 2009, Guarujá registrou 53 vítimas de homicídio.

"Mesmo assustada com esses crimes, a sociedade mostra-se consciente que a solução passa pela cultura da paz, que é algo que precisamos incentivar com campanhas e ações preventivas, educativas e de segurança pública. Um movimento que deve ser permanente, seguindo exemplos do Rio de Janeiro e de São Paulo", defendeu o deputado.

O ato pela paz terá a participação de comerciantes e empresários do setor hoteleiro, que temem prejuízos com os efeitos negativos já provocados pela repercussão dos casos de violência. Em hotéis da cidade, houve queda na ocupação dos quartos.

Na última semana, o medo fez com que faculdades suspendessem as aulas e lojas fechassem as portas diante de boatos de toque de recolher anunciado por bandidos. "Temos que ser rigorosos contra os criminosos, mas sempre dentro da lei, pois só assim encontraremos o equilíbrio social e venceremos a ditadura do crime", ponderou o presidente da OAB/Guarujá.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp