Sorocaba e região ainda demandam estradas melhores

Audiência Pública LOA 2011 - Sorocaba
17/05/2010 21:03

Compartilhar:

Hamilton Pereira e Edson Giriboni <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/HAMILTON (6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/RAUL MARCELO (6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atendimento de saúde pública é outro setor deficiente na região



A maioria dos participantes da audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento para discutir a aplicação dos recursos do Orçamento 2011 na região de Sorocaba, nesta segunda-feira, 17/5, indicou como prioridade a recuperação das vias que cortam a região e das que passam por Sorocaba, por exemplo, a "abandonada" estrada Mario Covas, de ligação ao bairro Dona Catarina. Melhorias no atendimento de saúde, sobretudo, nos hospitais de Itapetininga e de Mairinque, "que se encontra fechado", foram igualmente mencionadas pelos cidadãos presentes à reunião.

A situação do Complexo Hospitalar de Sorocaba foi exposta por Antonio Ismael. Segundo o médico, seguidas reformas malfeitas têm consumido dinheiro público sem que o hospital tenha um resultado positivo. "Seguidamente o Estado traz da capital diretores e técnicos que inventam soluções sem resultados práticos", alertou.

Segundo a deputada federal Iara Bernardi (PT/SP), os investimentos em estradas e a duplicação da rodovia Raposo Tavares foram solicitações feitas em audiências sobre orçamentos anteriores, porém nenhuma providência foi tomada por parte do governo estadual desde então.

Já a manifestação do representante da Câmara Municipal da cidade, Mario Marinho Marthe, foi de protesto contra a recorrente instalação de presídios na região, bem como contra a prática de os políticos locais esmolarem benfeitorias junto ao governo do Estado. "Chega disso, somos a quinta cidade em economia no Estado e merecemos mais investimentos", afirmou o presidente da Câmara, lembrando que a cidade arrecada muito para o Estado.

Especificamente para Sorocaba, o vereador Luiz Santos pediu viaduto para possibilitar o acesso de moradores dos bairros que ficaram isolados pela Viaoeste, mais um restaurante do Bom Prato e uma unidade do Poupatempo. Também foi sugerida mais infraestrutura para o IML de Sorocaba e verbas para criação do Parque Tobias de Aguiar. Alguns cidadãos relataram problemas sobre o aumento da criminalidade na região, onde uma delegacia de polícia " na cidade de Salto " foi assaltada.



Mesa de trabalhos



Participaram dos trabalhos o vice-presidente da comissão, Edson Giriboni (PV), os membros da CFO Enio Tatto (PT), Vitor Sapienza (PPS) e Waldir Agnello (PTB), e os deputados da região Hamilton Pereira (PT) e Raul Marcelo (PSOL).

Hamilton comentou a necessidade de criação da Região Metropolitana de Sorocaba, que "já conta com 17 municípios conurbados" e também criticou o excessivo número de presídios na região. Como reivindicação propôs a duplicação da rodovia Salto-Sorocaba.

Raul Marcelo falou sobre o sistema de Orçamento impositivo e pediu ações de combate às enchentes, que afetaram por demais a região em 2009, além de benfeitorias no acesso à unidade da Ufscar, em Sorocaba.

Sapienza destacou que a realização de audiências vem tomando corpo ao longo dos anos. Tatto lembrou a importância do debate e de se regionalizar o Orçamento estadual. Agnello informou que os parlamentares têm a prerrogativa de apresentar emendas para a sua região e a população pode cobrar essa iniciativa dos deputados.

A próxima reunião da CFO acontece no dia 20/5, às 20h, na Câmara Municipal de Campinas.

alesp