O principal legado para São Paulo serão trilhos, diz secretário

Seminário Copa 2014
11/02/2010 22:39

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Vicente Cândido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COPA2014Vicente Candido01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto, Francisco Vidal Luna e Conte Lopes  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/VISITAPRESNICHIMOTOeLUNAMAU_6300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Castilho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COPA2014paulocastilho33ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Vidal Luna, Paulo Castilho, Conte Lopes, Olrlando Silva Júnior e Vicente Cândido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/VISITALUNAPRESORLANDOVICENTEMAU_6330.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, declarou, em sua palestra no Seminário da Copa 2014, que o governo paulista não fará nada que não se constitua, após a Copa, num legado para a população. Em seguida, mostrou os itens que estão assinalados como preparativos para 2014, entre eles: adequação do estádio do Morumbi; entorno do estádio; sistema de transporte; e serviços qualificados.

Excluindo a adequação do estádio à Copa, que é responsabilidade do proprietário (no caso, o São Paulo Futebol Clube), entre as ações de responsabilidade do Estado, Vidal Luna preferiu destacar o sistema de transporte, que apesar de não ter sido projetado com vistas à Copa, vai ser redimensionado para dar um acesso maior ao estádio através da construção de um monotrilho, batizado de Linha Ouro. Com custo estimado em R$ 3,175 bilhões, a linha sairá das estações São Judas e Jabaquara do Metrô e irá até o estádio do Morumbi, passando por duas outras estações no caminho. O secretário explicou que considera o transporte o item mais crítico do projeto e que vai impactar mais na qualidade de vida dos moradores de São Paulo, porque depois da inauguração dessas obras, a poluição diminuirá e o congestionamento do trânsito também, além de diminuir o tempo gasto em deslocamentos pela população. Sobre os itens segurança e acomodação, o secretário estima que São Paulo já está bem preparada nesses setores, até porque já sedia eventos como a Fórmula 1 e que vai ficar melhor ainda, mas que essa parte compete à atividade privada.

O secretário reforçou que a preocupação do governo é quanto ao legado de transporte público, e declarou que "mais do que o metrô, o transporte público vai se constituir de uma melhoria na CPTM, com a incorporação de 84 composições de trens, com 8 carros cada, e qualidade superior aos atuais trens do metrô".

Quanto às obras viárias, estão previstas para ser entregues no curto prazo a marginal do Tietê e o trecho sul do Rodoanel, e as demais, como a finalização da avenida Roberto Marinho (Águas Espraiadas) e a ampliação da Jacu-Pêssego, tem previsão de entrega até 2012.

Ao final da palestra, o secretário respondeu perguntas sobre o expresso Aeroporto " Vidal Luna disse que esse expresso vai depender das obras que serão feitas no aeroporto " e, quanto à segurança, o secretário declarou "já ter uma configuração adequada, necessitando apenas de pequenos ajustes, principalmente com relação à segurança nos estádios".

alesp