Assistência Policial Civil da Assembléia tem novo delegado-chefe


23/08/2006 19:22

Compartilhar:

Roberto Robles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DelPolALESP0018-marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde o dia 1º/8, a Assistência Policial Civil da Assembléia Legislativa tem como seu novo delegado-chefe Paulo Roberto Robles, um experiente delegado de polícia que pretende aplicar seu know how para aumentar a segurança do entorno da Alesp e dos deputados e servidores da Casa.

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Paulo Robles atuou durante 16 anos na Divisão de Homicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ocupou o cargo de delegado de polícia divisionário de homicídios. Posteriormente, assumiu o cargo de delegado assistente do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), onde prestou serviços entre 2000 e 2005.

Antes de assumir seu posto no Palácio 9 de Julho, o delegado Robles esteve lotado no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), como delegado titular do 46º Distrito Policial, em Perus, zona norte da capital, e do 34º DP, no Morumbi, na zona sul.

Ao longo de sua vida profissional, Paulo Robles participou do esclarecimento de crimes de grande repercussão, como a morte do seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, o "Chico Mendes", em dezembro de 1988. O delegado e sua equipe foram a Xapuri, no Acre, por determinação do secretário da Segurança Pública na época, Luiz Antonio Fleury Filho. Entre outros crimes esclarecidos com a ajuda do delegado Robles, há ainda o "Caso da Rua Minerva", que lhe valeu o título de policial do mês.

Em 2004, Paulo Robles escreveu o livro Das Impressões Digitais nos Locais de Crime, publicado pela editora Paulistanajur. "As impressões digitais são importantíssimas para o esclarecimento dos crimes e esse tipo de literatura ainda é incipiente no país". O delegado revela que pretende escrever outro livro relatando suas experiências na Polícia Civil. "Ainda não sei quando, mas para escrever basta começar."

Dicas de prevenção

Robles dá algumas dicas de prevenção contra furtos, assaltos ou crimes de maior gravidade e violência. A principal, e talvez a mais importante delas, é não reagir à abordagem de bandidos, seja no trânsito, seja em casa. "O ideal é que o carro tenha película de proteção solar nos vidros e circule com as portas travadas, principalmente nos faróis", ressalta.

O cuidado com a aproximação de motoqueiros é outro ponto destacado pelo delegado. "Muitas vezes eles agem em duas motos. O ideal é que a pessoa não deixe à mostra notebooks e aparelhos de celular, objetos campeões de furtos e roubos."

Uma sugestão para a segurança no local de trabalho é guardar sempre os objetos pessoais em gavetas ou armários. "Pelo menos quando é preciso se ausentar da sala. É muito comum o furto " subtração de um bem sem a utilização de arma " quando o dono do bem não está presente. Caso um funcionário perceba qualquer atitude ou pessoa suspeita, deve avisar a polícia."

O delegado dá sugestões também para a segurança domiciliar. "Se a pessoa puder, o ideal é instalar alarmes de segurança em casa e, em caso de arrombamento, avisar a polícia. Nunca reaja e esteja atento ao chegar ou sair de casa, momentos oportunos para a aproximação de ladrões." O delegado lembra que "a ocasião faz o ladrão".

alesp