Comissão discute responsabilidade sobre o transporte escolar


19/11/2003 20:48

Compartilhar:

João Medeiros de Sá Filho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UDIME) participa da reunião extraordinária realizada pela Comissão de Educação da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/EducaJoao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A reunião extraordinária realizada pela Comissão de Educação da Assembléia nesta quarta-feira, 19/11, sob a presidência do deputado Carlinhos Almeida (PT), reuniu representantes de vários municípios do Estado para discutir o tema O transporte escolar sob a nova legislação.

Em julho passado, o governo federal sancionou a Lei 10.709 dando nova redação às diretrizes e bases da educação nacional. A modificação gerou uma grande ambigüidade na interpretação.

O professor João Medeiros de Sá Filho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UDIME), que participou da mesa diretora dos trabalhos, lamentou que se tenha transferido aos municípios a tarefa de resolver também os problemas de transporte rural dos estudantes de escolas do Estado. "A ambigüidade da Lei favorece o jogo de empurra dos poderes", comentou.

Prefeitos e secretários municipais de Educação e de Fazenda de mais de 40 municípios estiveram presentes e fizeram uso da palavra. A tônica de todos os discursos foi como proceder diante da nova redação da Lei 10.709. Desde 1991, a planilha de custos com a destinação de verbas à Educação - transporte e merenda - não sofre reajuste.

A diminuição dos repasses da União levou prefeitos e secretários a solicitar aos deputados a inclusão no Orçamento do Estado de verba específica para o transporte escolar, o que foi aceito pela comissão. Por sugestão do deputado Edson Gomes (PFL), será feito um requerimento ao governador pedindo o imediato repasse de verbas para o transporte escolar, de obrigação do Estado, procurando minimizar a situação precária, principalmente de municípios menores.

alesp