Caraguatatuba tem posição privilegiada no Litoral Norte


22/08/2008 18:04

Compartilhar:

Vista da cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/CaraguaVista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja Matriz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/CaraguatatubaIgrejaMatriz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Situada no litoral norte do Estado, inserida numa região privilegiada, de belas paisagens, Caraguatatuba é a porta de entrada da região e uma das cidades mais visitadas por veranistas. A cidade, com cerca de noventa mil habitantes, segundo censo realizado pelo IBGE em 2007, tem sua população triplicada ao longo do verão.

Devido à sua localização geográfica e ao seu comércio diversificado, Caraguá " como também é conhecida " é considerada a capital do Litoral Norte. Possui uma beleza natural exuberante. O mar azul e as belas praias ao longo da extensa planície litorânea caracterizam a cidade. Cercada pelas encostas da Serra do Mar, cobertas pela mata atlântica, a vista panorâmica no caminho para Caraguatatuba encanta os turistas que apreciam o contato com a natureza.

Grande parte da vegetação que forma esse cenário pertence ao Núcleo Caraguatatuba, do Parque Estadual da Serra do Mar. Com 315 mil hectares, desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, passando por toda a faixa litorânea, o parque representa a maior porção contínua preservada de mata atlântica do Brasil.

Os nomes de origem indígena de algumas das praias de Caraguá fazem parte da herança da população guarani, habitantes primitivos da região. Massaguaçu e Mococa, que significam, respectivamente, "grande massa d"água" e "areia branca e fina", são exemplos dessa marca.



Caraguatatuba oferece diversas opções de lazer

Continuação da primeira página

O povoamento de Caraguatatuba, que começou no início de 1600, através das sesmarias " instituto jurídico português que trazia incentivos para povoamento das terras consideradas virgens ", alternou períodos de intenso desenvolvimento com outros de estagnação econômica.

Em meados do século XVIII, o novo povoado viu crescer o número de seus habitantes a tal ponto que motivou o interesse do capitão-geral da capitania de São Paulo, Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, que elevou, em setembro de 1770, o então povoado de Santo Antônio de Caraguatatuba à condição de vila.

A emancipação político-administrativa, entretanto, só veio em 1857, com seu desmembramento de São Sebastião. Já em meados do século passado, no ano de 1947, Caraguatatuba foi reconhecida como estância balneária.

Aliás, nos anos 40, com as então recém-inauguradas rodovias que ligavam o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, muitas famílias começaram a passar as férias na região. Na metade da década seguinte foi inaugurada a rodovia que interligou as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Na década de 50, o número de turistas aumentou e o turismo na região começou a se desenvolver, o que gerou um crescimento populacional acelerado no município de Caraguatatuba.

Na década de 80, a orla do centro, Prainha, Martim de Sá, Indaiá e Palmeiras foram sendo ocupadas. As famílias caiçaras, que tinham suas terras passadas através das gerações, sofreram com as novas ocupações e construções e viram sua cultura ser sufocada pelo desenvolvimento desordenado. A situação se agravou na década de 90. O número habitacional e populacional continuou crescendo, ocupando áreas de risco, como as encostas de morros.



Atrativos

Martim de Sá é a praia mais badalada de Caraguá. Cheia de barzinhos e quiosques, o local é um habitual ponto de encontro dos jovens. Recentemente, ganhou ciclovia, novo calçadão, faixas de pedestre e canteiros com paisagismo. Os estacionamentos foram transferidos para as ruas laterais, trazendo à praia mais tranqüilidade e organização no trânsito. Passeios de ski-banana e de escuna também fazem a festa dos turistas.

Com uma orla de 1,5 quilômetro, são inúmeras as atividades esportivas praticadas durante as férias nas areias da Martim de Sá. Nesse período, aeróbica, futvôlei, voleibol, frescobol e surf fazem parte da paisagem.

Além das 18 praias e da mata atlântica preservada que possui, oferece outras opções de passeios e lazer. Danceterias, bares e quiosques com música ao vivo agitam a noite da cidade, que conta ainda com bons hotéis, pousadas e restaurantes.

O centro comercial bastante desenvolvido, com variedade em opções de compras, é outro atrativo. Os shoppings, o Calçadão Santa Cruz e as lojas de rua proporcionam agradáveis passeios ao visitante. Há ainda a tradicional feira de artesanato, que funciona diariamente na temporada e nos feriados, com grande diversidade de produtos à venda.

O Morro de Santo Antônio, muito visitado pelos praticantes de caminhadas e trilhas, tem no cume um mirante que proporciona visão belíssima, com as praias de Caraguatatuba e São Sebastião à frente e o município de Ilhabela ao fundo.

Distante cerca de 180 quilômetros da capital, a sempre convidativa Caraguá se revela melhor para os que se dispõem a descer a serra, que podem aproveitar o passeio desde as estradas de acesso, que oferecem belas paisagens.

alesp