Moradores de M"Boi Mirim pedem apoio para resolver problema de transporte na região


22/06/2011 20:20

Compartilhar:

Alberto Trindade de Souza Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComTransportesAlbertoTrindadedeSouzaJrMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nilda Neves e Alberto Trindade de Souza Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComTransportesNildaNevesMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComTransportesMAU9000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Frequentemente noticiados pela imprensa, os problemas com transportes vividos pela população da região do M"Boi Mirim foram discutidos pela Comissão de Trransportes e Comunicações da Assembleia, nesta quarta-feira, 22/6. O trânsito caótico e deficiências do transporte coletivo sobre rodas, além da demora de investimentos do Poder Público, seja municipal ou estadual, para amenizar a situação foram as principais reclamações feitas por representantes da Frente de Entidades Comunitárias de M"Boi Mirim e adjacências, Nilda Neves e Alberto Trindade de Souza Júnior. Eles pediram a intervenção da comissão junto ao governo do Estado para uma solução definitiva que ponha fim aos transtornos ocasionados pelo transporte deficitário da região.

"Um dos maiores problemas que temos é com o transporte sobre rodas, que está esgotado. Algumas iniciativas foram adotadas, mas são medidas paliativas. Todos os dias o trânsito na região fica mais caótico, inclusive aos finais de semana e feriados", enfatizou Nilda Neves, que lamentou a ausência do prefeito e do secretário municipal de Transportes nas reuniões organizadas pelo grupo.

Além da melhora no transporte sobre rodas, os moradores da região pleiteiam a construção de uma linha de Metrô na região. Para debater a questão, a frente de entidades entregou à CTC proposta para a realização de audiência pública sobre o assunto. "Estudos do Metrô apontam que alguns trechos não são viáveis, mas acreditamos que a Comissão de Transportes seja o melhor caminho para debatermos o assunto", declarou Alberto Trindade.

Apesar desse fato, Souza Júnior informou aos parlamentares os cinco tópicos que constam em carta aberta à população, assinada por 50 mil moradores da região. O documento será entregue em evento a ser realizado em 1°/7, às 16h, no Largo da Piraporinha. "Pedimos a extensão do Metrô Capão Redondo " Jardim Ângela; a duplicação da avenida M"Boi Mirim; a construção da Linha Expressa Jardim Ângela " estação Santa Cruz e a construção de uma linha pela avenida M"Boi Mirim."



Reivindicação justa



Os deputados João Caramez (PSDB) e Gerson Bittencourt (PT) consideram as reivindicações justas e cada um defendeu as atitudes dos seus partidos à frente do Executivo. Caramez afirmou que o governo estadual tem se empenhado em ampliar a rede de Metrô. "O Metrô é um transporte caro, mas, após o processo de licitação, que sucede dois projetos (o funcional e o básico), as obras são entregues em seis anos."

Já Bittencourt lembrou as obras de criação dos terminais e dos corredores de ônibus durante a administração de Marta Suplicy, entre 2003 e 2004. "Naquela época havia decisão do Estado em não estender a rede de Metrô. Na ocasião as intervenções melhoraram o tráfego, mas a região cresceu muito." Para Bittencourt, o Metrô é o melhor sistema de transporte, mas ele deve ser integrado ao ônibus.

Antes de encerrar a reunião, o presidente da comissão Edmir Chedid (DEM) informou que na próxima semana reunião analisará a proposta de realização de audiência pública sobre a questão. Na sequência, e em conjunto com a Comissão de Infraestrutura, os parlamentares ouviram o diretor-presidente da Companhia Metropolitana de São Paulo, Paulo Sérgio Henrique Avelleda, sobre as obras das Linhas 5 e 6 do Metrô

alesp