Represa da Usina de Atibaia não corre risco de ser desativada


08/08/2011 17:08

Compartilhar:

Bruno Covas e Ary Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ARYFOSSENBARRAGEMx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais uma vez Ary Fossen (PSDB) viabilizou audiência entre a comissão de proprietários das residências do entorno da represa da Usina, em Atibaia, desta vez com o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, na manhã desta quarta-feira, 3/8. O grupo estava apreensivo com a publicação de matérias sobre a região e o possível fim da barragem, apontada como responsável pelas enchentes, mas o secretário garantiu que não há possibilidade de isso acontecer, uma vez que não recebeu nenhuma solicitação ou estudo que comprove essa necessidade.

Ao apresentar o grupo, o deputado destacou a importância da represa da Usina e do rio Atibaia que abastece Jundiaí durante os meses de estiagem. Valmir Manfrote explicou ao secretário o porque da preocupação da desativação da represa: "Com as fortes chuvas dos últimos dois anos ocorreram inundações em Atibaia. Com base no parecer técnico elaborado por um engenheiro, a pedido de um vereador, chegaram à conclusão de que a barragem era a responsável pelas enchentes, o que não é verdade. Antes da construção da represa, há 80 anos, a região já era castigada pelas cheias", concluiu.

Também estiveram presentes Valmir Manfrote, Walter Tafarelo, Pedro Joel Lanza, Silvio Luiz Rodigues de Oliveira, Sidnei Tafarelo, Edmar Suave, além do assessor da secretaria, Marcos Antonio Veiga de Campos.

afossen@al.sp.gov.br

Bruno Covas e Ary Fossen

alesp