Grupo de trabalho discute compensação a municípios com áreas de proteção a mananciais
Grupo de trabalho coordenado pelos deputados João Caramez e Ricardo Tripoli, ambos do PSDB, esteve reunido nesta terça-feira, 11/7, na Assembléia Legislativa, para dar continuidade à discussão da Lei 9.146/95, que trata da compensação financeira aos municípios que têm áreas de proteção a mananciais. Muitas cidades no Estado de São Paulo, entre elas 25 situadas na Região Metropolitana da capital paulista, enfrentam problemas financeiros graves por ter grande parte de seus territórios classificada como de proteção a mananciais, o que lhes impede desenvolver atividades econômicas nessas áreas.
A proposta de constituir o grupo de trabalho surgiu durante debate promovido em 8/6 pelos deputados João Caramez e Ricardo Tripoli na Assembléia. O grupo é formado pelos dois parlamentares; por representantes das secretarias do Meio Ambiente, da Fazenda e da Economia e Planejamento, do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado; pelo prefeito de São Lourenço da Serra; pelo presidente da Fundação Florestal; por um vereador do município de Joanópolis; e por advogados ambientalistas, além de outros especialistas, que estudam quais as alternativas possíveis.
Na tarde desta terça-feira, 11/7, houve consenso entre os participantes em defender, junto ao governo, a transformação, via decreto, das áreas de proteção a manancial em áreas de proteção ambiental (APA), pelo menos para os municípios que correm risco iminente de extinção em razão do colapso financeiro.
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações