Assembléia Legislativa inaugura o Espaço Tecnologia


15/04/2004 19:43

Compartilhar:

Espaço Tecnologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Espaco Tecnologia A  C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pesquisadora do IPT, Ros Mari Zenha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ Seminario Ros Mari   C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O Espaço Tecnologia - operado conjuntamente pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão de apoio da ALESP e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), entidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo - foi inaugurado nesta quinta-feira, 15/4, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo.

O Espaço, que funcionará numa sala do ILP, foi apresentado a Beraldo pelo diretor-superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski, pela pesquisadora do IPT, Ros Mari Zenha, e pelo diretor-presidente do ILP, Maurílio Maldonado.

O presidente, acompanhado pelo deputado Waldir Agnello (PTB) e pela deputada Célia Leão (PSDB), também conheceu as unidades móveis do IPT que integram o Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas.

Inicialmente, o Espaço Tecnologia funcionará com plantões de Ros Mari Zenha, duas vezes por semana, o que permite, de imediato, a atuação do corpo de pesquisadores do IPT como suporte tecnológico a parlamentares e às comissões técnicas da Assembléia.

Expansão do desenvolvimento

Segundo Sidney Beraldo, embora por enquanto haja apenas o plantão do IPT, o Espaço é destinado para todos que detenham o conhecimento tecnológico e é fundamental que os deputados sejam informados deste novo recurso para que levem a notícia para suas regiões.

O presidente explicou que, com o advento do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, uma das principais questões levantadas foi a necessidade de trazer a tecnologia para a expansão do desenvolvimento econômico. "O Espaço Tecnologia é um importante passo para a aproximação do setor produtivo com a tecnologia, ou seja, daquele que precisa da tecnologia com aquele que possui o conhecimento", declarou.

"A falta de apoio tecnológico impede o crescimento das empresas"

A assinatura, em dezembro do ano passado, do protocolo que criou o Espaço Tecnologia na Assembléia Legislativa concretiza uma proposta do Parlamento paulista, que tem em sua trajetória, entre outras, a criação de uma comissão (em 1997) e de uma frente parlamentar de incentivo à tecnologia como forma de apoio às pequenas e microempresas.

O protocolo assinado entre a Assembléia e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que transforma o IPT numa espécie de "braço tecnológico" da atuação legislativa, prevê a criação de um núcleo de apoio às comissões permanentes, instalado no Espaço Tecnologia. Para coordenar esse núcleo, o IPT indicou a geógrafa Ros Mari Zenha, mestre em planejamento urbano e regional, com atuação na área de habitação popular e requalificação do espaço urbano.

Pesquisadora do IPT desde 1976, Ros Mari falou ao Jornal da Assembléia sobre as propostas de atuação do Espaço Tecnologia, que trabalhará junto como o Instituto do Legislativo Paulista e ocupará uma sala na sede do ILP.

A criação do Espaço Tecnologia é inovadora?

Existe um histórico de organismos semelhantes, o mais famoso deles é o Escritório de Avaliação Tecnológica que funcionou no Congresso dos Estados Unidos. Mas a iniciativa da Assembléia Legislativa é inovadora, mostra que ela está sensível ao papel importante que a tecnologia tem como ferramenta para o desenvolvimento sustentado em São Paulo.

Como vai funcionar o Espaço Tecnologia?

O protocolo assinado entre a Assembléia e o IPT permite que o corpo de pesquisadores do IPT passe a dar, desde já, suporte tecnológico aos parlamentares e às comissões da Casa. Claro que o trabalho vai depender da escolha de temas, que vão ser priorizados a partir de discussões com os diversos segmentos da sociedade, incluindo órgãos do governo, ONGs e entidades que representam o setor empresarial.

O Espaço Tecnologia já tem um plano de trabalho definido?

O seminário sobre empreendedorismo já é uma primeira ação do Espaço Tecnologia. Nossa proposta foi mostrar, a partir de depoimentos concretos de empresários, como a ciência e a tecnologia podem alavancar esse segmento da economia, em suas diversas cadeias produtivas.

A tecnologia tem cumprido esse papel?

No caso das pequenas e microempresas, que são o principal foco desse seminário, a falta de apoio tecnológico para melhorar seus produtos e processos é um entrave ao crescimento de suas atividades. Como o mercado está cada vez mais exigente e globalizado, a tecnologia se torna um fator que aumenta a competitividade das empresas.

alesp