Aprovado projeto que institui contribuição previdenciária dos servidores estaduais
DA REDAÇÃO
O plenário da Assembléia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, 16/6, o PLC 9/2003, do governador do Estado, que institui a contribuição previdenciária de 5% sobre os vencimentos para custeio de aposentadoria dos servidores e de reforma dos militares do Estado de São Paulo. Com quórum completo, o processo de votação registrou 61 votos favoráveis ao projeto e 33 votos contrários.
As bancadas do PT, do PCdoB, do PMDB e do PP fizeram encaminhamentos contra o projeto e o líder do governo na Assembléia, deputado Vanderlei Macris, fez a defesa da proposta. Apesar de as galerias estarem lotadas por servidores, que se manifestaram durante todo o tempo da sessão contra a matéria, o processo de votação foi concluído sem incidentes.
Foram aprovadas também, com 87 votos a favor, a Emenda 36 e a subemenda que engloba as emendas 5, 19, 73 e 91. A Emenda 36 prevê que somente os militares da ativa serão obrigados a contribuir, ficando os integrantes reformados da Polícia Militar isentos da contribuição.
A submenda aprovada engloba quatro emendas de autoria dos deputados Renato Simões (PT), Rosmary Corrêa (PSDB), Nivaldo Santana e Ana Martins (ambos do PCdoB), que tratam das garantias de que os recursos provenientes da contribuição terão destinação exclusiva para o custeio de aposentadorias. Desse modo, o artigo 6º do projeto diz que "os recursos provenientes da contribuição instituída por esta lei complementar serão destinados, exclusivamente, para compor o custeio dos proventos das aposentadorias dos servidores públicos e das reformas dos militares do Estado, consignados em rubrica própria do orçamento".
O projeto agora segue para a Comissão de Redação, que lhe dará a forma do texto final, e, posteriormente, para a sanção do governador. Após noventa dias contados a partir da lei publicada, será implementada a cobrança.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições