Parlamentar propõe fim da aprovação automática nas escolas públicas


23/04/2007 16:37

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/baleia aprovacao automatica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi (PMDB), apresentou recentemente projeto de lei que pode pôr fim ao sistema de aprovação automática " a chamada progressão continuada " na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Segundo a proposta do parlamentar, o aluno somente passará de ano se for aprovado nas provas de Português e de Matemática. "Para passar de ano, o aluno precisa, pelo menos, demonstrar que tem conhecimentos mínimos para ler e escrever e também para somar", justifica ele.

Baleia Rossi observa que o objetivo desse seu projeto de lei está em perfeita sintonia com uma preocupação que o governador José Serra tem demonstrado ao visitar as escolas públicas. "Já foi até motivo de reportagens o fato de o governador sempre fazer perguntas sobre tabuada aos alunos quando está numa sala de aula de nossas escolas públicas", lembra.

Segundo o parlamentar, vários estudos revelam que muitos alunos concluem o ensino fundamental sem saber ler, escrever e somar de maneira correta. Outro detalhe importante, para Rossi, é que o sistema de aprovação automática acaba sendo ruim para o aluno, que não aprende o que devia, ruim para o professor, que acaba perdendo a autoridade, e ruim para a própria escola, que perde credibilidade.

"Minha intenção ao exigir provas de Português e Matemática é incentivar nossos alunos a estudarem mais essas duas matérias, que são indispensáveis para o bom desempenho de qualquer atividade do ser humano", justifica o parlamentar. Para ele, o projeto de lei não pretende reformular o ensino aplicado nas escolas públicas paulistas, pois qualquer proposta em relação a método educacional deve estar embasada em pesquisas e opiniões de especialistas.

"O sistema de aprovação automática não afere os conhecimentos do aluno mediante provas eliminatórias em disciplinas como Português e Matemática, o que faz com que ele não se empenhe em aprender e se preparar para enfrentar a vida cada vez mais competitiva", conclui Rossi.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp