Comitiva da província japonesa de Nara visita a Assembléia

Exposição no Museu do Imigrante divulga tradição de 1300 anos
30/09/2005 20:07

Compartilhar:

Comitiva da província japonesa de Nara é recebida pelo presidente da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/a2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Koichi Shintani entrega a Rodrigo Garcia o Pássaro da Felicidade, símbolo de Nara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/a1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Japão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/japao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Koichi Shintani e Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/a3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, recebeu nesta sexta-feira, 30/9, uma comitiva da província japonesa de Nara, cuja capital, Heijo-kyo, foi o primeiro centro administrativo do Japão quando esse país se unificou, há 1295 anos. Os cinco parlamentares da província, que abriga uma população de 1,4 milhão de pessoas, estão em São Paulo para prestigiar a comemoração de 45 anos da associação Nara Kenjinkai, que congrega a comunidade de imigrantes e descendentes da província, cerca de 1200 pessoas.

Com início no sábado 1º/10, às 18h, haverá uma exposição de documentos e objetos antigos e peças de arte que permanecerá por dois meses no Memorial do Imigrante, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca, que funciona de 3ª a domingo, das 10 às 17h. O presidente da entidade, Raul Imanishi, destacou ainda um intercâmbio de desenhos de crianças japonesas e nikeis (descendentes) para comparar a maneira com elas enxergam a história do Japão. "Também estará retratado na exposição um intercâmbio muito interessante que fizemos com um grupo tradicional de Nara, por meio do qual resgatamos as cantigas infantis que já haviam se perdido na nossa memória", afirmou Imanishi, informando que a exposição trará também utensílios usados pelos imigrantes para lembrar como foi difícil aquele período.

Álcool combustível

O presidente do parlamento de Nara, Koichi Shintani, revelou a Rodrigo Garcia seu interesse pelo pela tecnologia do álcool combustível, afirmando que a implantação dessa energia alternativa pode ajudar seu país a enfrentar o problema da degradação ambiental. Seu interesse aumentou quando Garcia informou que o custo de produção do álcool equivale a 35% do valor da gasolina e das facilidades que surgiram com a tecnologia do bicombustível. "São Paulo é o maior produtor de açúcar e de álcool do mundo, com mais de 200 indústrias", explicou Garcia, oferecendo-se para intermediar uma visita às entidades empresariais do setor e a uma usina. "Ano a ano, a produção de açúcar e álcool se amplia no Estado, sendo que a área plantada com cana-de-açúcar dobrou nos últimos dez anos."

Indagado por Garcia sobre o funcionamento do parlamento de Nara, Koichi Shintani explicou que a legislação daquela província previa 52 deputados, mas que os parlamentares entraram em acordo para reduzir o número de cadeiras para 42, como forma de contenção de gastos. "O Japão tem 47 províncias, e as comunidades de emigrantes de cada uma delas têm associações em São Paulo. Como cada uma dessas sociedades realiza grandes comemorações a cada cinco anos, quase sempre há uma delegação japonesa no Estado", explicou.

Representando o governador de Nara, Satoru Kakayama convidou o presidente da Assembléia para visitar a província e informou que em 2010 haverá uma grande comemoração dos 1300 anos da capital tradicional japonesa.

alesp