História e natureza se encontram em Peruíbe





Banhada pelo oceano Atlântico, Peruíbe, na região da Baixada Santista, tem população de 57,6 mil habitantes, distribuídos em um território de cerca de 326 km². A cidade fica a 128 quilômetros de São Paulo e tem 99% de seu relevo considerado como região de serra.
Peruíbe tem sua origem vinculada à trajetória dos jesuítas pelo litoral paulista. No século 16, uma missão jesuítica estabeleceu-se no local que recebeu o nome de Aldeamento de São João Batista, ou São João da Aldeia, com o objetivo de converter e pacificar os índios carijós e tamoios, que viviam ao sul da capitania de Itanhaém, e servir como pouso a viajantes. No final do século 18, com a expulsão dos padres jesuítas, a aldeia passou a ser administrada pelos franciscanos e o núcleo de Peruíbe entrou em declínio. Só retomou o desenvolvimento como cidade balneária em meados do século 20, quando foi transformada por lei, em 18 de fevereiro de 1959, em distrito e município, com território desmembrado de Itanhaém.
Turismo
A beleza das praias, o turismo de aventura e os sítios históricos fazem de Peruíbe um local de atrativos diversos na área cultural e esportiva. A prefeitura da cidade agrupou esses pontos de interesse em alguns roteiros. Veja a seguir esses roteiros e alguns pontos de interesse.
Roteiro cultural " Na área urbana de Peruíbe pode-se conhecer as ruínas do Abarebebê, patrimônio histórico do século 16 que retrata a catequização indígena na região. A visitação é monitorada e os painéis explicativos fazem desse atrativo um museu a céu aberto. Perto das ruínas está o mirante que abriga o Museu Histórico e Arqueológico. No mirante descortina-se uma vista panorâmica da cidade; no museu, pode-se conhecer a história da ocupação da cidade, desde os homens do sambaqui, os indígenas e os colonizadores até os dias atuais. Ainda na entrada da cidade pode-se visitar a Capela de Mosaico na Colônia Veneza, em que todas as paredes são revestidas de mosaico italiano. O roteiro inclui ainda a praça Flórida, onde é exposto o artesanato da cidade e é possível manter contato direto com o artesão, o Boulevard (palco dos principais eventos, principalmente no espaço cultural Chico Latim) e a praça Ambrósio Baldim. O roteiro cultural termina no Lamário Municipal, onde é feita aplicação facial de lama negra, bastante procurada por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas.
Roteiro ecológico " Começa na praia do Costão, onde a bica de água doce atrai muitos turistas. A paisagem reúne costão rochoso, praia, mar, vegetação e a serra dos Itatins. A estrada do Guaraú leva ao entorno da Jureia, sendo a Prainha um ponto de parada obrigatório. No bairro do Guaraú pode-se conhecer a praia e rio do Guaraú e a Passarela do Balça, ponte suspensa sobre o manguezal do rio. Seguindo pela estrada Guaraú-Una chega-se às corredeiras do Perequê, rio de corredeiras com piscinas de águas cristalinas e mata atlântica, e mais adiante à cachoeira do Paraíso, uma queda d"água de seis metros. Mais à frente, a semideserta praia do Caramborê encanta pela sua localização. A praia da Barra do Una finaliza esse roteiro. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável, abriga famílias tradicionais que perpetuam a cultura caiçara no local.
Roteiro de aventura " Agregado ao roteiro ecológico, o roteiro de aventura abrange atividades com trilhas em ambiente de mata atlântica, atividades de arvorismo (trilha suspensa na copa das árvores) e tirolesa ( queda por meio de corda de aço). Também se pode-se praticar o watter trekking, caminhada pelas pedras até a cachoeira das Antas. Pela estrada Guaraú-Una é realizado o Jeep Tour, que permite conhecer o entorno da Jureia sob outra ótica. A canoagem é praticada sobretudo no rio Guaraú, com canoas havaianas e canadenses.
Aquário Municipal " O aquário de Peruíbe, um dos pontos turísticos e de lazer mais procurados da cidade, reaberto desde julho de 2009, tem como base os princípios da educação ambiental, proporcionando aos visitantes conhecimento sobre o ambiente aquático e seus animais. Conta com 19 ambientes que representam diferentes ecossistemas aquáticos, dentre eles o manguezal, o costão rochoso, o Pantanal e a Amazônia. Neles, o visitante pode conhecer cerca de 80 espécies de animais, entre os quais invertebrados, peixes e répteis. A maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada e tubarões bambu, raias prego e viola, xareús e garoupas. Outro atrativo é o tanque de toque, no qual é possível até tocar anêmonas, ouriços, pepinos e estrelas do mar. O aquário oferece ainda oficinas temáticas, ciclos de palestras, cinema com apresentação de documentários e o minimuseu, com exposições sobre tubarões, peixes, conchas e moluscos.
(Informações extraídas do site www.peruibe.sp.gov.br)
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações