Assembléia aprova indicação que promove o capitão Alberto Mendes Júnior ao posto de coronel


17/03/2008 10:20

Compartilhar:

Deputado Olímpio Gomes em ato cívico pela promoção de Mendes Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/MAJOR OLIMPIO ALBERTO MENDES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou na última quarta-feira, 5/3, a indicação 303/2007, de autoria do deputado Olímpio Gomes (PV), que propõe a promoção "post mortem" do capitão Alberto Mendes Júnior ao posto de coronel da PM. A indicação do deputado propõe também a alteração da lei aprovada em 18 de novembro de 1970 para que a pensão concedida aos pais de Mendes Júnior seja ajustada a este último posto da hierarquia da PM.

Segundo o deputado, "trata-se de uma medida de justiça e reconhecimento do herói da Polícia Militar morto no Vale do Ribeira num confronto com membros de uma organização clandestina". Olímpio compara os direitos do capitão da PM com os então conseguidos pela viúva de outro oficial do exército e seu inimigo no combate que lhe tirou a vida, Carlos Lamarca, reclamando justiça para Mendes Júnior.

No dia 22 de novembro do ano passado, o parlamentar realizou um ato cívico pela promoção de Alberto Mendes Júnior a coronel, que contou com o apoio de toda a corporação da PM e de 67 deputados de outros partidos.

Em maio de 1970, unidades conjuntas do Exército e da Polícia Militar paulista operavam na região da cidade de Registro, no Vale do Ribeira, contra um grupo liderado por Carlos Lamarca. Durante uma emboscada, o então 2º tenente Alberto Mendes Júnior entregou-se como refém, em troca da liberação de seus homens, vários dos quais estavam feridos. Posteriormente, o oficial da Polícia Militar foi morto pelos terroristas. Seu corpo foi encontrado quatro meses depois, sepultado em uma vala comum.

molimpio@al.sp.gov.br

alesp