Ação articulada contra a crise da saúde na Baixada Santista


08/04/2010 14:09

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PRANDICRISESAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Prandi (PT) cobrou do governo do Estado ações articuladas para o enfrentamento da crise que o setor da saúde enfrenta na Baixada Santista. Vários municípios da região sofrem com a epidemia de dengue, e faltam leitos para internação. O déficit regional é de 1.776 leitos, o que representa 55% a menos em relação às 5.005 acomodações necessárias.

"Há 15 anos se constata a insuficiência de leitos e medidas concretas não são tomadas", queixou-se a parlamentar. A cobrança foi dirigida ao diretor regional de Saúde, José Ricardo Martins Di Renzo, durante reunião da comissão especial de vereadores da Câmara de Santos, que trata das possíveis melhorias no setor.

"É absurdo o ponto a que chegamos. Precisamos de medidas mais eficazes e mais rápidas. Falta planejamento regional e essa articulação tem de ser feita pelo governo do Estado", insistiu a deputada. Onze óbitos provocados pela dengue ocorreram na Baixada Santista desde o início do ano. São mais de 5 mil os casos confirmados da doença e cerca de 8 mil aguardam confirmação.

"A região não está preparada, faltou prevenção e ignorou-se que a doença volta mais forte e registra seu pico a cada três anos", reforçou Prandi. E o que está ruim pode ficar pior: a Baixada Santista também não está preparada para enfrentar a ameaça da gripe A (H1N1).



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp