Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama é lembrado em ato solene


24/05/2010 20:06

Compartilhar:

Valter de Oliveira F°, Adriana Bacci e Gilze Maria Costa Francisco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SOLCANCERMAMAGilzeFrancisco22ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno  Covas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SOLCANCERMAMABruno2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valter de  Oliveira F°, Adriana Bacci, Bruno Covas, Vera Monori, Ermantina Ramos e João Pinhoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/SOLCANCERMAMAGeralROB_7698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Bruno Covas (PSDB), que presidiu nesta segunda-feira, 24/5, o ato solene que marcou o Dia Estadual de Prevenção de Câncer de Mama, destacou a importância de tratar precocemente a doença. Os dados estatísticos, disse o deputado, preveem para o Brasil neste ano a incidência de mais de 49 mil casos da doença, "os quais podem ser enfrentados com a ajuda do terceiro setor, que cobra a participação política em ações efetivas".

A importância do trabalho voluntário, fundamental em todos os processos de enfrentamento da doença, foi reconhecida "como a representação do bondade humana" por Walter de Oliveira Filho, coordenador do Programa Municipal de Oncologia de São Bernardo do Campo, que foi o responsável pela instalação do primeiro serviço de prevenção em São Caetano do Sul, há mais de 30 anos.

Vera Fedato Monari, da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo " São Caetano do Sul, defende que a melhor forma de enfrentar o câncer de mama é através de divulgação de informações. Ofereceu o site da rede (www.redefeminina.org.) como fonte de apoio.



Terceiro setor precisa de recursos para atuar nas áreas de prevenção e apoio



Afirmando que a possibilidade de incluir mamografias nos exames preventivos, Ermantina Ramos, da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama " São Paulo, defende a eficácia do exame clínico anual na detecção de tumores de um a dois centímetros. Ermantina, que defende também a realização do auto-exame de mamas como prevenção do câncer, divulgou o site saudeprev.com.br para que a população possa se orientar sobre várias doenças. Pediu a Bruno Covas o apoio para que seja viável a realização da mamografia em todas as cidades do Estado. "Peço que o senhor abrace esta causa", disse ela.

A sustentabilidade do voluntariado foi o tema apresentado por João Pinhoni, da Associação São Peregrino de Apoio no Tratamento e Prevenção do Câncer do município de Socorro. Enfatizando as ações que possibilitam que a associação mantenha uma casa de apoio e uma van para atender os pacientes que se tratam no hospital de Barretos, Pinhoni declarou esperar que o parlamentar se sensibilize e ajude na proposição de emendas ao Orçamento para garantir recursos para esse atendimento".



Cirurgia plástica reconstrutiva



Gilze Maria Costa Francisco, do Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, partindo de sua experiência pessoal, defendeu o comprometimento com a causa e a necessidade de que haja dentro do sistema de saúde um profissional médico capacitado para fazer a reconstrução de mama. Segundo ela, apesar da reconstrução da mama ser garantida por lei federal, isso não acontece.

Adriana Bacci, do Programa de Câncer de Mama da American Cancer Society " São Paulo, afirmou que a organização da sociedade civil é necessária para prevenir o aumento de casos da doença, e que os políticos é que irão referendar e fortalecer essas ações no ministério e nas secretarias de saúde, bem como nas organizações não governamentais.

alesp