Alunos de Itapevi participam da Semana do Tietê


23/09/2011 20:02

Compartilhar:

Deputado João Carmez, coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/PalestraTieteMARCO.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra para alunos da Escola Estadual Nacif Amin Chalupe, de Itapevi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/PalestraTieteMARCO1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 2ª Jornada Comemorativa à Semana do Rio Tietê, promovida pela Frente Parlamentar das Hidrovias, teve continuidade nesta sexta-feira, 23/9, com a participação de alunos da Escola Estadual Nacif Amin Chalupe, de Itapevi, que assistiram vídeos e tiveram palestra interativa com o deputado João Carmez (PSDB), coordenador da frente. O deputado convidou os estudantes a adotarem uma postura de defensores do Tietê, lutando por sua preservação.

A importância do rio foi explorada na fala de Caramez. Após lembrar que hidrovias, concebidas pela natureza, não podem ser construídas como as ferrovias e rodovias, mas devem ser usadas como modal complementar. Ele citou vantagens como a não poluição com combustíveis e desgaste de pneus, e declarou que a hidrovia também diminui custos. "Nos EUA, a matriz de transporte é mais equilibrada, tornando os alimentos mais baratos", disse.



Lazer e turismo



Além do transporte, um vídeo mostrou que na parte limpa do Rio Tietê, é possível praticar esportes náuticos, atividade pesqueira, realizar passeios e explorar o turismo como fonte de renda. Informou ainda que se trata de um rio genuinamente paulista, com mais de mil quilômetros de extensão, com oito eclusas e seis usinas, cuja capacidade de geração é superior a 3 mil megawatts de energia.

Durante o evento, oito alunos apresentaram trabalhos artísticos que mostraram situações distintas do rio. Os desenhos buscaram retratar o Rio Tietê antes da poluição, a realidade atual e a desejada. Escolhidos pelos próprios educadores da escola, esses alunos receberam como prêmio uma visita à cidade de Barra Bonita, onde passearão de barco e verão o funcionamento da eclusa local, benefícios possíveis graças à limpeza do rio naquela cidade. Outras escolas da Delegacia de Ensino de Itapevi também participam deste projeto. No total, 80 alunos devem ser premiados por suas manifestações artísticas.

Ao final, professores e alunos agradeceram o convite e enalteceram o trabalho desenvolvido em prol do rio Tietê. Caramez explicou que tem buscado provocar discussões sobre o que essa geração contemporânea tem feito em relação ao rio. "Os governos investem para oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos, mas a participação da sociedade é fundamental", finalizou.



Luta contra a poluição



Dando sequência ao evento, o deputado João Caramez (PSDB), no período da tarde, explicou o funcionamento do Legislativo paulista e alertou os estudantes da Escola Estadual Claro Camargo Ribeiro, também de Itapevi, para as consequências da poluição causada pelo homem. "O que fazer para alterar essa situação? Temos que reagir, mudar nosso comportamento, a começar dentro de casa", afirmou.

Sobre a importância de se preservar o rio Tietê por meio de medidas simples, como não jogar lixo no rio ou nas proximidades da várzea, Caramez lembrou que a responsabilidade é de todos. "O rio Tietê pode não passar pelo seu município, mas os seus afluentes passam. Independente da cidade em que moramos, temos que fazer a nossa parte", destacou. O parlamentar ainda fez breve comentário acerca do projeto Parque Várzea do Tietê, que prevê a recuperação e preservação do rio, e disse que a meta é tê-lo completamente limpo em 2020.

Desta escola, os oito alunos premiados apresentaram desenhos, maquete, poesias e até canções sobre o tema proposto. Um dos trabalhos mais aplaudidos foi o rap Salvando o Tietê, que teve até acompanhamento de violão, tocado por uma das alunas do grupo. Encerrando o evento, João Caramez parabenizou alunos e professores e pediu que os estudantes assumam o compromisso de proteger o rio Tietê. "A recuperação do rio depende de cada um de nós", ressaltou.

alesp