Deputado apóia líder do Movimento de Moradia no Centro de São Paulo


01/04/2011 19:39

Compartilhar:

Giannazi (centro) e parlamentares ouvem palavras de apoio a Gegê (3º à dir.) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/GIANNAZIMORADIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os movimentos populares e sociais que atuam em prol do direito à moradia em São Paulo, inclusive de outros Estados, estiveram reunidos, no dia 31/3, no auditório José Bonifácio da Assembleia, para apoiarem publicamente o líder do Movimento de Moradia do Centro (MMC), Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê. O encontro foi organizado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) e contou com a colaboração de entidades como o comitê "Lutar não é crime". À mesa dos trabalhos também se manifestaram os deputados Simão Pedro e Adriano Diogo (PT), e os vereadores Donato e Juliana Cardozo (PT), além de lideranças de lutas populares.

Para Giannazi, ao fazer pesar sobre o líder do MMC a acusação falseada de que ele estaria envolvido na autoria de um crime ocorrido em um acampamento em 2002, a promotoria acaba corroborando para a onda de criminalização dos movimentos populares. "Vamos clamar e pressionar pela absolvição de Gegê no julgamento dele, que se realizará nos dias 4 e 5 de abril", disse o parlamentar, relevando o caráter criminal que costuma vir do poder público em direção a movimentos que lutam de forma justa e democrática por direitos básicos do ser humano.

Gegê tem um longo histórico de militância social e sindical e ajudou na fundação ou na participação de entidades e movimentos como a CUT, a Unificação das Lutas de Cortiço (ULC), a União dos Movimentos de Moradia do Fórum Nacional de Reforma Urbana e a Central de Movimentos Populares (CMP).



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp