Chipre quer estreitar relações com São Paulo


22/05/2007 15:47

Compartilhar:

Presidente Vaz de Lima e o embaixador Andréas Mavroyiannis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/embchipre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/embchipreA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em visita à Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 22/5, o embaixador de Chipre para o Brasil, Andréas Mavroyiannis, declarou que seu país quer estreitar relações comerciais e culturais com o Brasil, de modo especial com São Paulo, por ser o Estado que responsável por 33% das exportações brasileiras. Ele foi recebido pelo presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima.

Embora não tendo uma embaixada permanente no Brasil " Andréas Mavroyiannis reside em Nova Iorque, pois é embaixador permanente de Chipre na Organização das Nações Unidas (ONU) " o embaixador informou que existe uma expectativa de, em dois anos, o Brasil contar com um embaixador residente. "É muito importante que tenhamos um embaixador residente aqui, pois o Brasil, ao lado dos Estados Unidos, China, Rússia e Índia, é um dos países que queremos como parceiro comercial", ponderou.

Indagado pelo presidente Vaz de Lima sobre as expectativas do acordo com o Brasil, o embaixador falou da viabilidade de o Brasil transformar Chipre como uma base para distribuição de produtos brasileiros no Oriente Médio e Leste Europeu, inclusive com uma base comercial da Embraer para a venda de aviões para esses países.

Chipre é modelo de comércio marítimo para o mundo. Muitos países adotam a bandeira cipriota em sua frota, especialmente devido à excelente qualificação da mão-de-obra na marinha mercante. "Com a entrada de Chipre na Comunidade Européia e a futura adoção do Euro, as perspectivas para o país são muito boas, especialmente na área comercial, com o uso de navios com bandeira cipriota", revelou.

Ele citou ainda a assinatura de um acordo com as universidades estaduais e os institutos de pesquisa do Estado, principalmente na área oceanográfica, "que possibilitará o intercâmbio de professores e a interação na área de pós-graduação".

"Apesar de ser um país pequeno, Chipre pode se tornar um grande parceiro comercial do Brasil e de São Paulo e queremos viabilizar essa possibilidade", declarou Vaz de Lima.

Acompanhou o embaixador o cônsul honorário de Chipre no Brasil, César Augusto de Aguiar.

alesp