Exposição de cerâmica de alta temperatura dá seqüência às comemorações do centenário da imigração japonesa


29/04/2008 21:39

Compartilhar:

Kimiko Suenaga produziu as peças que estão em exposição no hall monumental da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Noborigama-mmy (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima declarou sua satisfação em representar a Assembléia Legislativa nesses eventos que mostram a união do povo brasileiro ao japonês <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Noborigama2-mmy (48).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kimiko Suenaga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Noborigama-mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Originado na China, o forno Noborigama foi introduzido no Japão e vem, desde então, contribuindo para a excelência que sempre caracterizou a cerâmica nipônica. Foi utilizando esse forno que o casal Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro produziu as peças que estarão em exposição da noite desta terça-feira, 29/4, até o próximo dia 9/5, no hall monumental da Assembléia Legislativa.

O presidente Vaz de Lima fez a abertura oficial do evento ao lado do cônsul-geral japonês adjunto de São Paulo, Jiro Maruhashi, e do deputado Samuel Moreira, coordenador dos trabalhos de comemoração do centenário da imigração japonesa. Vaz de Lima declarou sua satisfação em representar a Assembléia Legislativa nesses eventos que mostram a união do povo brasileiro ao japonês. "Este ano é muito significativo para os dois povos e esta exposição é mais um dos diversos temas que enaltecem a cultura dos irmãos japoneses". Vaz de Lima falou ainda que, ao trazer sua cultura, o povo japonês encontrou os brasileiros de braços abertos para absorvê-la. "Essa união gerou também belas famílias como a do casal Suenaga e Jardineiro".

Os ceramistas trouxeram peças que produziram em seu ateliê na cidade de Cunha, a 220 km de São Paulo, próxima a Parati. Falando em nome do casal, Gilberto Jardineiro agradeceu a acolhida que recebeu nesta Casa e contou alguns detalhes da produção das peças vitrificadas no forno Noborigama a uma temperatura de 1.300 ºC.

A exposição traz, alem das peças, fotos, materiais usados nas peças e um vídeo produzido pela TV Assembléia no qual Jardineiro fala pormenorizadamente de seu aprendizado no Japão, onde conheceu Kimiko, e de como surgiu esse trabalho conjunto que já dura mais de 20 anos. Também estiveram presentes no evento os deputados Antonio Mentor e Adriano Diogo (ambos do PT), membros do comitê de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil.

alesp