Holambra: da guerra às flores

Estância Turística
23/01/2008 17:22

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/holambra1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Como chegar Holambra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Moinho de vento, cópia dos famosos moinhos holandeses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Moinho_Holambra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Holambra, estância turística situada na região centro-oeste do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/holambra03_r.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal de Holambra, conhecida como Cidade das Flores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/portal_holambra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939/19450) no continente europeu indiretamente foi a responsável pelo surgimento do município paulista conhecido como Cidade das Flores. Holambra, estância turística situada na região centro-oeste do Estado de São Paulo, tem como seu principal atrativo a produção de flores e plantas ornamentais. O município, maior produtor nacional do setor, é responsável por 35% da produção brasileira.



Um pouco da história

Os danos provocados pelo conflito mundial deixaram a Holanda com graves dificuldades de reconstrução, levando seu governo a incentivar a imigração de seus compatriotas para vários países, inclusive o Brasil.

Desse modo, após as negociações entre os governos holandês, brasileiro e paulista, foi comprada uma área de 5.000 hectares por um frigorífico norte-americano, a Fazenda Ribeirão, para que nessa região fossem instalados os colonos holandeses. Em 14/7/1948, formou-se a Cooperativa Agropecuária Holambra, nome originado das iniciais de Holanda, América e Brasil. A povoação, assim originada, foi elevada à condição de município em 1991, recebendo a classificação de estância turística em 1998.



Atrações turísticas

No calendário turístico das programações oficiais, o desfile carnavalesco é o próximo evento programado para atender e hospedar turistas nacionais e internacionais.

Além das tradicionais visitas às plantações e estufas de flores e as exposições de paisagismo (veja calendário abaixo), Holambra também oferece ao turista a gastronomia tipicamente holandesa, em diversos restaurantes, e os registros históricos da saga dos colonos holandeses, disponíveis no acervo do Museu Histórico e Cultural. É possível realizar passeios a cavalo e visitar o Parque Lindenhof, onde há área verde, exposição de animais e estufa de violetas.

O calendário anual das principais atividades ligadas à produção de flores e plantas ornamentais inicia-se em junho, com a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec). Em julho, o município realiza o Encontro Nacional de Floristas, Produtores, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e o Gardenfair " do Projeto à Realização. Em setembro, a grande mostra de paisagismo (Exploflora). Há ainda uma programação especial de atividades infantis recreativas e educativas (Ecofeest).

Entre as atividades ligadas aos esportes, destacamos a Corrida na Lama, o Trekker trek (competição de arrancada entre tratores muito apreciado na Holanda), encontros nacionais de motos, triciclos e de carros antigos, e a gincana de charretes.



O moinho mais alto da América Latina

A prefeitura da Cidade das Flores, com a colaboração do Departamento Estadual de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), está construído um moinho de vento, cópia dos famosos moinhos holandeses, que terá 38 metros de altura. De acordo com o portal de administração municipal, será o moinho mais alto da América Latina. As pás terão 12 metros de comprimento, gerando 60 cavalos de força, suficientes para movimentar duas pedras de uma tonelada cada.

alesp