Carlos Araújo premiado na Bienal de Florença pelas obras que ilustram a Bíblia Ecumênica


16/01/2008 11:48

Compartilhar:

Massarani e o cardeal Mauro Piacenza, no Vaticano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Massarani corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O pintor Carlos Araújo, autor das pinturas que ilustram a bíblia entregue pelo governador José Serra ao Papa Bento XVI, por ocasião da sua visita ao Brasil em maio de 2007, recebeu por unanimidade o 3º prêmio da recente Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença.

O consagrado pintor paulista que tem obras no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu do Vaticano concorreu com um conjunto de suas obras ao lado de 840 artistas de 76 nações diferentes.

Integraram o júri da 6ª edição da Bienal os consagrados críticos e professores de história da arte Matty Roca, presidente do Conselho de arte de Cancun, México; Stefano Francolini, diretor do Opificio delle Pietre Dure, Florença; David Rubin, curator do Centro de Arte Contemporânea de Nova Orleans; Elza Ajzenberg, do Museu de Arte Contemporânea da USP; R.B. Bhaskaran, presidente da Academia Nacional de Arte da Índia; Dominique Edouard Baechler, professor de história da arte, Genebra e Paris; Gregorio Luke, diretor do Museu de Arte Latino-Americano de Long Beach, EUA; Rosa Tejada do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, EUA.

A edição em português da nova Bíblia Ecumênica foi lançada em première mundial durante o grande evento internacional florentino e inclui uma introdução assinada pelo próprio Pontífice e ainda com textos do arcebispo monsenhor Mauro Piacenza, presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais e Arqueológicos do Vaticano, do bispo dom Emílio Pignoli, da Diocese de Campo Limpo, de Emanuel von Lauenstein Massarani, presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo e do próprio artista.

Após o encerramento da Bienal, Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, foi recebido em audiência pelo cardeal Mauro Piacenza no Vaticano, a quem entregou um exemplar da bíblia com as ilustrações de Carlos Araújo. Na ocasião, o prelado teceu elogios pela alta qualidade da obra tanto do ponto de vista artístico quanto editorial ressaltando a importância do conteúdo.

Vale salientar que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, foi homenageado pelo artista com o primeiro exemplar da Bíblia Ecumênica em novembro último.

alesp