Medidas de prevenção à anorexia


18/06/2008 10:45

Compartilhar:

deputadop André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/ANDRE SOARES ANOREXIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Começou nesta terça-feira, 17/6, a São Paulo Fashion Week, momento em que volta à tona a preocupação com doenças como bulimia e anorexia. Modelos muito magras como Ana Carolina Reston, que morreu em 2006 de anorexia, continuam desfilando e se submetendo a regimes muito restritivos. Afinal, de quem é a culpa por essas meninas ficarem sem comer só para serem aceitas pela sociedade?

O mais alarmante é que a anorexia não tem atingido só as meninas. Segundo o Ambulim, ambulatório para tratamento de doenças alimentares da USP, o número de rapazes que manifestam anorexia também tem aumentado. Em 2008, foram atendidos 20 meninos com a doença, sendo que, em anos anteriores, o número de atendimentos masculinos não passou de três.

No mundo, movimentos para impedir que a indústria da moda continue com sua ditadura pela magreza extrema vêm ganhando força. Na França, existe uma lei prestes a ser votada que torna crime a apologia da doença em sites da internet, punível com três anos de detenção e multa de até 50 mil euros.

Na Assembléia Legislativa também tramita um projeto de lei sobre o tema. O PL 274/2008, de autoria do deputado André Soares (DEM), que proíbe modelos com índice de massa corpórea (IMC) inferior a 18,5 kg/m² de participarem de eventos de moda e desfiles.

O IMC é uma fórmula que indica se um adulto está acima ou abaixo do peso considerável saudável. O calculo é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa com 60 quilos e altura de 1,70m tem IMC de 20, 76 kg/m². Entre 18,5 kg/ m² e 24,9 m², o índice aponta peso considerado normal.



asoares@al.sp.gov.br

alesp