Pesquisa sobre cotas para portadores de deficiência


05/05/2009 16:54

Compartilhar:

Visitantes respondem pesquisa na Reatech<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/CELIALEAOREATECH.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão (Reatech), que aconteceu entre os dias 2 e 5/4, em São Paulo, a equipe de assessoria da deputada Célia Leão (PSDB) realizou uma pesquisa entre os visitantes para saber sobre a necessidade de se criar ou não cotas de vagas para pessoas com deficiência nas universidades.

Foram ouvidas 1.104 pessoas dentre as que visitaram o estande da deputada. O resultado apontou que a maioria das pessoas acredita que, uma das opções para que os deficientes tenham acesso ao ensino superior, seria por meio da criação de cotas em universidades públicas e privadas.

O questionário continha a pergunta: "Você é favor da criação de cotas para deficientes nas universidades?" A maioria, 81% dos entrevistados, optou pela criação das cotas, tal qual como já acontece com a Lei de Cotas, que garante vagas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

"A criação de cotas nem sempre é a melhor opção para população, especialmente para as pessoas com algum tipo de deficiência. Acabamos de dar entrada ao projeto de lei que deve instituir as cotas em nossas instituições de ensino médio, técnico e nível superior. O debate já está aberto sobre o tema, agora nos resta lutar por aquilo que realmente é importante e mais justo para nossa população", ressalta a deputada Célia Leão.

Vale lembrar que, de acordo com dados do Centro de Informação Rui Bianchi, apenas no Estado de São Paulo, existem mais de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, para uma população total de 42 milhões de habitantes.



cleao@al.sp.gov.br

alesp