Aos 178 anos, Polícia Militar paulista é homenageada em sessão solene

Comandante-geral afirma que índices de criminalidade apresentam queda após pico causado pela crise econômica
07/12/2009 19:41

Compartilhar:

A solenidade marcou a passagem dos 178 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo e contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades do setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/solPMmesa2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene presta homenagem aos 178 anos da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/solPMmesa1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/solPMferrarini.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Álvaro Batista Camilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/solPMcomgeral alvaro camilo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/ROB_5753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 100 mil homens e mulheres "que integram essa fantástica corporação e que fazem da PM paulista a organização militar mais competente do Brasil", nas palavras do deputado Edson Ferrarini (PTB), foram homenageados em sessão solene realizada por iniciativa daquele parlamentar, nesta segunda-feira, 7/12, na Assembleia Legislativa.

A solenidade marcou a passagem dos 178 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo e contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades do setor. "É um orgulho ver a Assembleia abrir as portas para reverenciar a PM em nome do povo paulista", afirmou o deputado Olimpio Gomes (PDT).

Ele destacou o apoio que o atual comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, tem dado aos anseios da tropa e definiu como uma de suas metas o trabalho para garantir recursos para a incorporação do adicional de localidade aos policiais militares. "A classe política e a sociedade, que tem a segurança pública como uma de suas prioridades, precisam se mobilizar para isso", afirmou.

O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Conte Lopes (PTB), também defendeu a integridade dos policiais e a necessidade de uma remuneração adequada para eles. "A Polícia Militar é uma das instituições que mais cresceram e tem dado exemplo de bons trabalhos em defesa da sociedade. É, além disso, uma das poucas encarregadas de punir seus próprios integrantes, e o faz exemplarmente quando necessário", ele observou.

Ferrarini lembrou ainda que essas punições são feitas pela via rápida. E, ao elencar os diversos programas em que a PM atua, ele a definiu como "o pronto-socorro de todas as falências do Estado " por isso ela atua em tantas frentes, desde a ocorrência policial até o auxílio a parturientes, por exemplo".



Balanço das atividades



Ao fazer um balanço dos objetivos da PM em São Paulo, o coronel Álvaro Batista Camilo apontou a melhora da sensação de segurança, o enfrentamento ao crime organizado e o aperfeiçoamento no processo de gestão, de que são exemplos a compra de equipamentos e a concessão do certificado de qualidade ISO 9.000 à Academia do Barro Branco.

"A valorização do policial também tem permeado todas as ações do comando, com um trabalho de integração e reconhecimento que tem dado bons resultados. E por outro lado continuamos nosso processo de depuração interna. Somos implacáveis com os desvios de conduta", afirmou Camilo.

A essas metas ele acrescentou a manutenção do controle da criminalidade. "A crise econômica balançou, de forma indireta, os indicadores criminais. Mas eles já voltaram a apresentar queda em setembro e outubro, como resultado das operações feitas pela PM", revelou o comandante-geral.

Também participaram da sessão solene, entre outras autoridades, o coronel Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar; o coronel Danilo Antão Fernandes, subcomandante-geral da Polícia Militar; o coronel Nevoral Alves Bucheroni, atual subprefeito da Sé; e o coronel Aliomar Martins Gago, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste.



Clube do Sobrevivente



O soldado Cleiton Luiz, do 12º BPM, foi homenageado pela Dupont com uma placa e um diploma, por ter se tornado membro do Clube do Sobrevivente. Criado pela empresa em 1987, o Clube do Sobrevivente tem o objetivo de reconhecer e homenagear policiais que superaram situações de risco mediante o uso correto de equipamentos de segurança.

alesp