Debate discutiu trajetória e ações do PT no Legislativo


23/02/2010 20:08

Compartilhar:

Principais ações do partido durante seus 30 anos  são debatidas na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEBATEPTGERALROB_8634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arlindo Chinaglia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEBATEPTarlindo chinaglia55ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Dirceu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEBATEPTjosedirceu13ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clara Ant<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEBATEPTclara ant45ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Dirceu, Clara Ant, Enio Tatto e Arlindo Chinaglia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEBATEPTmesa07ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença do deputado federal Arlindo Chinaglia, da líder de bancada do PT na Constituinte Estadual, Clara Ant, e do ex-ministro José Dirceu, a bancada do PT na Assembleia realizou nesta terça-feira, 23/2, o debate "O Papel do PT no Legislativo", que relembrou as principais ações do partido durante seus 30 anos de existência.

O deputado Enio Tatto, que assumiu a mesa após a abertura do debate pelo deputado Rui Falcão, destacou duas importantes bandeiras defendidas pela bancada, que resultaram em aprimoramento do Legislativo paulista: o fim da aposentadoria parlamentar e o fim do voto secreto.

Para Clara Ant, a construção da democracia no país foi o ponto fundamental do PT na construção do Parlamento brasileiro e, em particular, do paulista. "A democracia é a referência principal para recompor a história e a trajetória do PT", declarou. Para Ant, a grande realização que deve ser vista é a combinação de trabalhos de militância e de iniciativa de organizações sindicalistas, religiosas, intelectuais, políticas, entre outras, juntamente com a somatória de seus esforços no empenho da construção do partido político. A ex-líder declarou ainda que a construção do partido foi baseada em leis e regras diferentes das vigentes no país. Também destacou a falta de ênfase para reforma política nos últimos anos.



Redemocratização



Segundo o deputado Arlindo Chinaglia, o partido se constituiu num dado momento da vida nacional, 16 anos após o golpe militar, onde a sociedade se mobilizou para redemocratizar o país, garantindo a liberdade de imprensa e o voto direto para presidente, governadores e prefeitos. "Quando o PT veio para o Parlamento, ele trouxe importantes valores, como, por exemplo, a democracia", afirmou. De acordo com o deputado, o partido sempre se orientou pela justiça social, e possuía uma "radicalidade sadia", sendo intransigente na defesa de determinados valores. Chinaglia afirmou ainda que o diferencial do partido está nas lutas populares que originaram o partido. "A história do PT no Parlamento é uma atitude de representação da sociedade, de defesa de valores e ideias", declarou.



Constituinte paulista



José Dirceu destacou sua emoção de voltar à Assembleia paulista. Segundo ele, o partido impôs uma forma de fazer política no Parlamento apoiada em: coletividade, mobilização, pesquisas e estudo. Para o ex-deputado, a marca do movimento social na Constituinte é um ponto muito forte no partido, e marca das suas reivindicações. "As constituintes foram importantes para devolver iniciativa financeira, orçamentária e autonomia financeira para os municípios", declarou. Dirceu ressaltou ainda a importância da discussão da organização do Estado de São Paulo e da descentralização do papel dos municípios, da região metropolitana, das regiões administrativas e dos serviços públicos. "O PT representa a primeira grande ascensão social das camadas populares para a representação política, para a democracia civil e para o governo", finalizou.

Os deputados presentes se pronunciaram a respeito da iniciativa da bancada para o debate e se posicionaram sobre diversas questões. Entre os deputados estaduais petistas, estiveram presentes: Roberto Felício, Hamilton Pereira, Beth Sahão, Donisete Braga, Maria Lúcia Prandi, Simão Pedro, Fausto Figueira, Vanderlei Siraque. Também estiveram presentes o deputado Luis Carlos Gondim (PPS) e o prefeito Cido Sério, de Araçatuba.

Dirceu também respondeu alguns questionamentos feitos pelo público presente. Entre os temas estavam: o papel da juventude e a importância de um programa voltado à eles, a força do movimento negro, consciência ambiental, a importância da educação, inovações tecnológicas e inclusão digital.

alesp