Movimento dos surdos em favor da escola bilíngue é discutido em seminário


15/09/2011 10:36

Compartilhar:

Trícoli (1º a dir.) apoia movimento surdo em favor da escola bilíngue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/BETOTRICOLIbilingue.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) realizou o Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos " nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a principal língua utilizada " no Plano Nacional de Educação (PNE). O evento, que teve o apoio de Beto Trícoli (PV), foi realizado na Assembleia Legislativa, na segunda-feira, 12/9.

A Feneis apresentou as propostas de emendas substitutivas ao Projeto de Lei que institui o PNE já encaminhadas à Câmara Federal, referentes à educação de surdos. O objetivo do evento foi mobilizar as autoridades e a sociedade para garantia dos direitos humanos, linguísticos e culturais da comunidade surda. Os surdos desejam escolas públicas, gratuitas e de qualidade, que utilizem a Libras como primeira língua (L1) e língua de instrução, possibilidade extensiva às escolas particulares e filantrópicas, que possuem este foco escolar.

O evento contou também com palestras de representantes da comunidade surda e profissionais da área da surdez, em defesa das escolas bilíngues para surdos.

Trícoli disse que a bancada do PV tem esse compromisso. "Vamos assinar a propositura de uma moção de apoio a essa reivindicação e apresentá-la a todos os deputados da Assembleia Legislativa. Esperamos apoio maciço", afirmou o parlamentar, lembrando que os deputados federais verdes já apoiam integralmente a causa. (mlf)



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp