Lúcia Romano procura, através de uma espécie de recuperation-art, a invenção de "quadros objetos". Ela cria formas nas quais concretiza suas obsessões e seus desejos. Ao expressar-se, a artista parte ou alcança a determinação de um ideal de recuperação do que a natureza nos oferece, no caso os resíduos de madeira ou de tecidos. A sua invenção é sempre dominada por uma profunda exigência arquitetônica, musa secreta do seu trabalho artístico.Na imagem abstrata de suas composições, fruto da colagem de lascas de madeira, de tecidos sobrepostos com desenhos a lápis, tudo reflete um comportamento frente à realidade, enfim, uma participação racional à vitalidade do mundo que a circunda.Como resultado, encontramos em suas obras uma magia sutil e inquietante, onde aparições dão forma visível a uma realidade invisível. O fascínio de um mistério revelado no seu aspecto incongruente e fantástico mas impregnado de uma realidade sentimental que é aquela da interioridade.A longa maceração dos tons quase monocromáticos e, um proceder narrativo lento, dão a impressão que a artista esteja renovando um culto genético pela madeira. Toda essa atmosfera de mistério se enriquece de uma nova componente narrativa, uma madura visão simbolista que confere a suas obras uma forte nota de modernidade. Exatamente pela força que emana desse seu ecletismo, os elementos da composição captados pela artista harmonizam entre si, dando vida a uma arte autêntica rica de motivos intelectuais.Através da leitura de suas colagens, encontramos um campo de aplicação exemplar, seja pela qualidade que pela originalidade. Frente a suas obras temos a sensação que exercitou um esforço instintivo. Na obra "Sem título", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, existe uma relação perfeitamente equilibrada entre poesia e estrutura, onde se denota uma criatividade em fase de pleno enriquecimento.A ArtistaLucia Romano nasceu em São Paulo em 1970. Formou-se no Curso Superior de Moda na Faculdade Anhembi - Morumbi (1993). Realizou a seguir diversos cursos determinantes para sua formação artística: serigrafia (1994) e curso de qualificação profissional de design de interiores, (1995) ambos pelo Senac de São Paulo.Com Elizethe Potye fez em 1996 vários cursos sobre desenvolvimento de desenhos em faiança; pinturas especiais, folheação a ouro, prata e cobre no Escritório de Pesquisa e Divulgação da Arte (1997); curso de pinturas Trompe L'Oeil com Ronaldo Bertaco (1998); curso de pinturas decorativas na Fundação Armando Álvares Penteado,(1999); Workshop de pintura encáustica. No ano 2000 iniciou estudos de arte contemporânea no Estúdio Contempoarte, orientada pelo consagrado pintor chileno Valdo Bravo.Participou de diversas exposições individuais e coletivas, das quais destacamos: ¨ Tempo Aberto ¨, Espaço Cultural Paineiras do Morumbi, SP (2001); 1º Bienal de Gravura de Santo André, Paço Municipal de Santo André (2001) e Mostra de arte contemporânea ¨Assimilações ¨, na Galeria Villaça Bisacchi, SP (2002).