As paisagens campestres de Velf Weingrill: rigor estético e riqueza sensitiva

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
03/08/2006 16:07

Compartilhar:

Velf Weingrill<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Velf Weingril.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Campo de Hortênsias" Clique para ver a imagem ">

Dotada de um sentido vivo da cor, Velf Weingrill sabe harmonizar no seu trabalho a implantação cromática com a atitude formal, o que denota uma sutil sensibilidade ao variar dos temas e da emoção que suas obras propõem.

Assim, a pincelada rápida e fragmentada, ao colher a delicada fragrância das flores, se alonga num "ducto" ondulado e solto nas variações da paisagem ou na modelação do detalhe. Suas paisagens florais colhem muitas vezes um momento particular da luz e fixam uma concentração sintética das formas.

Artista tecnicamente segura, deixa transparecer no desenho e na cor um estudo profundo e constante, evidenciado por uma espontaneidade de expressão que a leva quase a uma síntese entre o realismo da arte do século 19 e a atormentada rapidez da pintura do nosso século.

Velf Weingrill demonstra uma rigorosa coerência, uma ininterrupta pesquisa em nível poético por um refinamento estilístico e uma sempre mais forte aderência ao tema.

Tudo é emoção nas telas desta artista: a cor que pulula de um tom para outro até as mais sutis nuances; o traço que, rápido e decisivo, constrói a imagem mesmo voando aqui e acolá num livre progredir da pincelada; e o decrescer das tonalidades mais escuras até as mais claras, que dão vida a uma evocação de profundidade.

Em "Campo de Hortênsias", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, verifica-se que a paleta de Velf Weingrill possui um particular vigor estético e é densa de uma riqueza sensitiva que exalta o tema enfocado.



A artista



Velf Weingrill, pseudônimo artístico de Vera Lúcia Ferrari Weingrill, nasceu em São Paulo em 1948. Iniciou-se nas artes dedicando-se ao estudo da porcelana (1981). Logo a seguir passou a dedicar-se à pintura em óleo sobre tela. Participou de cursos na Associação Paulista de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios. Teve a orientação de grandes mestres, como Costa Júnior e Pedro Alzaga.

Realizou cerca de 200 exposições no Brasil e esteve presente em mais de 60 mostras internacionais, com destaque para: Artist's Museum, Washington, USA; Galeria Liverno, Sardenha, Itália; Accademia Internazionale D'Arte Moderna, Roma, Itália; Galeria Artitude, Paris, França; Galeria Acuarela, Badajós, Espanha; Salão Arte Brasil, Albufeira, Portugal; Galeria de Arte Metrópole, Mônaco; Departamento de Cultura da Cidade do México; Salão de Artes Brasileñas, Viña Del Mar, Chile; e Porta do Sol, Ruinas de Tiahuanaco, Bolívia.

Foi agraciada com inúmeros prêmios, menções honrosas e medalhas de bronze, prata ou ouro em salões de arte no Brasil e no exterior.

Possui obras em diversas coleções particulares e nos acervos do Museu da de Arqueologia de La Paz, Bolívia, na Faculdade de Belas Artes de Sevilha, Espanha, na Casa do Brasil em Madri, Espanha, e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp