Babalorixá da Nigéria fala sobre paz e respeito na Assembléia
O deputado Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho do PT, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, recebeu nesta quarta-feira, 10/8, a visita do Babalorixá Adeyela Adelekan, chefe-líder do Culto dos Orixás no Ilê Ifé da Nigéria, e do deputado federal de Angola, Agostinho Ramos.
Em visita oficial ao Brasil, as autoridades africanas fizeram questão de conhecer o trabalho do Parlamento paulista, onde participaram do 1º Seminário de Saúde, Direitos e Deveres das Religiões Afro-brasileiras, promovida por Roberto Felício (PT), e se reuniram com o presidente do Legislativo, Rodrigo Garcia (PFL).
Recepcionados por babalorixás e ialorixás de diferentes tradições dos cultos africanos, o rei Adeyela Adelekan, como é chamado na Nigéria, ratificou seu respeito e alegria por estar na Assembléia dizendo que todos os governantes, independente de raça, cor e tradições, são abençoados por Deus e, na sua visão, são considerados reis.
Em seu discurso, o representante nigeriano ressaltou a paz, o respeito às leis e às tradições de cada povo e pediu aos orixás que dêem "sabedoria" aos líderes políticos. Adeyela Adelekan lamentou o preconceito aos cultos e tradições africanas e pediu às autoridades que reconheçam judicialmente a realização de casamentos nos templos religiosos africanos.
Agostinho Ramos, presidente da Comissão de Direitos Humanos de Angola, lidera uma comitiva de cinco deputados federais que, há 15 dias no Brasil, visitam os presídios do Rio de Janeiro e de São Paulo que abrigam criminosos angolanos. "Essas visitas oficiais são feitas a três países: Brasil, Portugal e África do Sul, que acolhem o maior número de angolanos fora do país", explicou o deputado.
Em reunião com o presidente Rodrigo Garcia, os visitantes se mostraram surpresos com os números que envolvem as atividades do estado. "Devido a essa expressividade é que devemos ouvir a população e tentar traduzir em leis o que a sociedade anseia", disse Garcia.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições