Aline Hannun: uma atmosfera encantada com a conjugação da memória e da atualidade

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
27/08/2008 15:24

Compartilhar:


Na aspiração de espaços mais vastos de uma realidade em contínua dinâmica evolutiva, a arte possui um substrato conexo a motivações de ordem ética que dilatam os horizontes, conferindo às obras um valor universal.

Aline Hannun é artista de uma realidade vista e observada, assumida e expressa em modo particular porque ligada à profunda raiz do ser humano, à sua essência espiritual, mesmo na dinâmica de um gesto diferenciado que condense a conotação morfológica mais visível e menos precária.

Graças à força de seu traço gráfico, nunca supérfluo, mesmo quando por exigências expressivas parece dobrar-se para unir os fios de uma intensa e rica textura de tons, a artista alcança uma estrutura intensa e eficaz.

Aline Hannun atua numa conjugação inesperada entre um mundo de memórias longínquas e o mundo atual. Com coerência e eficácia encontramos integradas na mesma iconografia, paisagens com o seu habitat representadas através da força do seu traço.

O resultado é uma paisagem da alma, uma espécie de núcleo vivo e denso em direção ao qual retornamos no arco da própria existência. Através da obra Praia da Paz, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a correnteza de fantasias da artista desemboca no estuário da crônica diária, para alcançar a atmosfera encantada e mágica da história.



A Artista



Aline Hannun, pseudônimo artístico de Aline Torrano Hannun, nasceu em São Paulo em 1955. Formou-se em estamparia têxtil na Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e em artes plásticas na Academia Brasileira de Artes (ABRA). Freqüenta atualmente o curso de artes do Núcleo de Arte Contemporânea com Antonio Peticov.

Participou do III Salão de Artes Plásticas do Clube Sírio, SP; II e III Mostra da Academia Brasileira de Artes, SP (2002); Espaço Cultural da Aliança Francesa, SP; Centro Cultural Itaú Personnalité, SP; XXVI Salão de Artes Waldemar Belisário, Ilhabela, SP (2003); Salão Internacional de Pintura da Associação Nacional de Artistas Plásticos, Viena, Áustria (2003 e 2004); "Originales Solidários", UNICEF, Barcelona, Espanha e Toulouse, França; "Novos Talentos", Galeria Mali Villas Bôas, SP; Espaço Cultural Shopping Center Alphaville, Barueri; Alphaville Tênis Clube, SP; Espaço Cultural Golden Light Bussines Tower, SP; Espaço Cultural Livraria Francesa, SP; Espaço Cultural Alberico Rodrigues, SP; Espaço Santana, SP; XIX Salão de Artes de Acerburgo, MG; VIII Salão Art in Forma, SP (2004); "Petit Format"; "Chita com Fuxico, Galeria Mali Villas Bôas, SP; Espaço Cultural Interarte, SP (2005).

Foi catalogada nos Anuários Arte e Artistas Edições dos biênios 2003/2004 e 2004/2005. Recebeu inúmeros prêmios nas mostras da ABRA e da ANAP e possui obras em diversas coleções particulares e oficiais, no Espaço Lemos Britto, Alphaville Tênis Clube e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp