Mata Atlântica: o verdadeiro tesouro de Eldorado


06/10/2008 17:46

Compartilhar:

Igreja de Nossa Senhora da Guia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/Nossa Senhora da Guia eldorado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Municipal Salto da Usina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/Parque Municipal Salto da Usina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caverna do Diabo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/eldorado caverna.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira da Luz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/cachoeira_da_luz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A expressão "El dorado", homem dourado em espanhol, resume toda a ganância dos colonizadores da América. Eles buscavam ouro no novo mundo, motivados pela informação da existência de um império lendário nas matas tropicais, cujas construções seriam em ouro maciço e um imperador "dourado", porque cobria o corpo com ouro em pó. Esta lenda fundamentou a criação de muitos povoados na América Latina, com fatos históricos marcantes.

Foi a corrida colonizadora pelo ouro que originou a Estância Turística de Eldorado, no Vale do Ribeira, sudoeste do Estado, a 241 km de São Paulo. Nesta região concentraram-se alguns dos mais antigos pontos de colonização do Brasil, formados por mineradores e aventureiros. A tradição diz que o ouro na região era "visto a olho nu", sendo retirado do fundo dos rios e das minas para ser transportado por embarcações que desciam o Rio Ribeira até o porto, onde era feito o registro (daí a origem do nome do município Registro) do ouro, que seguia para Europa.

Este ciclo estendeu-se por décadas e a região atraía muitas pessoas, como a família Veras, que lá fixou residência em 1757, na Freguesia Velha. A doação de duas casas da família para construção da capela de Nossa Senhora da Guia, em frente ao Ribeirão Xiririca (águas correntes, em tupi), deu início ao povoado de Xiririca, antigo nome de Eldorado. Em 1763, Xiririca foi elevada à categoria de freguesia e a emancipação política aconteceu em 1845. No mesmo ano, foi criada a comarca. O nome Eldorado surgiu em 1948, como alusão ao ciclo do ouro e, em 1995, o potencial turístico conferiu ao município o status de estância turística.



Outro tesouro



Eldorado encerra um outro tesouro, a Mata Atlântica. Declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial em 1993, é preservada no município pelos Parques Estaduais de Jacupiranga e de Intervales, que concentram importantes remanescentes em área contínua do bioma Mata Atlântica. Lá vivem cerca de 400 espécies de aves, 183 de anfíbios, 146 de répteis e 131 de mamíferos. Esses parques são um paraíso para os ecoturistas que visitam cavernas, rios e cachoeiras, para a prática de esportes radicais.

Em Eldorado existem as comunidades quilombolas Ivaporunduba, São Pedro, Pedro Cubas, Nhunguara, André Lopes, Sapatu, Galvão e Abobral. Elas adotam práticas produtivas tradicionais, como roça de subsistência, artesanato e extrativismo de recursos florestais. O escasseamento do palmito obrigou as comunidades quilombolas a buscar atividades agroecológicas de uso sustentável, objetivando a preservação da Mata Atlântica e a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

Houve a elaboração de um plano de manejo sustentável de espécies medicinais e aromáticas nativas. O plano é voltado à exploração de 15 espécies de plantas medicinais e aromáticas e promete crescente demanda de mercado, com alto grau de preservação dos ecossistemas naturais.



Maior atração



O Parque de Jacupiranga abriga a Gruta da Tapagem, conhecida popularmente como Caverna do Diabo, a maior atração do município. Leito subterrâneo do Rio das Ostras, a caverna é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Instituto Florestal. Localizada a 45 KM da cidade, a caverna tem 8.262 metros mapeados e 750 metros abertos à visitação. Foi descoberta em 1886 por Richard Krone e suas origens datam 500 milhões de anos. Acordo feito recentemente com a Fundação Florestal, o Ibama, o Instituto Chico Mendes/CECAV, o Estado de São Paulo e a União prevê a realização de um Plano de Manejo Espeleológico e apresenta, para uso imediato, um Plano de Visitação Emergencial a cavernas da região.

Um grande número de turistas chega a Eldorado buscando aventura, o que pode ser encontrado em trilhas como a do Bugio, que atravessa as grutas do Complexo Rolado e do Lamarca. O chamado roteiro do Vale das Ostras tem 10 cachoeiras, que possibilitam a prática da cascading e canyoning. A maior cachoeira deste roteiro é a Queda do Meu Deus, com 53 metros.

A Cachoeira da Luz, o Parque Municipal Salto da Usina, o Mirante do Cruzeiro e a Aldeia Cultural também são pontos turísticos de destaque.

A principal atividade econômica do município é a agricultura. A bananicultura ocupa 80%, e 20% correspondem à agricultura de subsistência. A pecuária de corte tem um desempenho importante e a leiteira tem seu potencial em expansão.

Eldorado tem área de 1.712 hectares, com 30% ocupados por Unidades de Conservação Ambiental. O caminho para chegar ao município é pela BR-116. No km 215 acessa-se Jacupiranga e depois 26 km são percorridos até Eldorado.

alesp