Diretores de Etecs solicitam cursos profissionalizantes


22/04/2009 16:48

Compartilhar:

Reunião em Mongaguá com o deputado Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/CASSIONAVARROETECS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diretores de escolas técnicas (Etecs) do litoral paulista se reuniram em Mongaguá com o deputado Cássio Navarro (PSDB). Eles abordaram a necessidade da estruturação dos cursos nas unidades. O parlamentar prometeu elaborar um estudo sobre o quadro dos cursos profissionalizantes para apresentar as reivindicações ao governo do Estado.

No Guarujá, onde existem cerca de 80 marinas, não há cursos voltados ao setor marítimo. A cidade também não tem laboratório adequado ao curso de manutenção de aeronaves.

Em Mongaguá, os problemas são de infraestrutura. A escola Adolpho Berezin tem condicionadores de ar, mas a fiação elétrica não suporta a carga dos aparelhos.

Para Navarro, os problemas afetam o aproveitamento dos cursos. "Como obter técnica completa numa área como a aviação, por exemplo, sem que se tenha aeronaves em laboratório para o curso de manutenção?", indagou.

Como a maioria dos prédios das Etecs são dos municípios, diretores das escolas sugerem que recursos do estado cheguem direto às unidades. Além da estruturação e criação de cursos, o deputado encomendará pesquisa de mercado para identificação da demanda potencial de mão-de-obra especializada na região.

Para Navarro, o ensino técnico é visto com muita atenção pelo governador José Serra e, por isso, acredita que as reivindicações serão devidamente apreciadas. O encontro reuniu diretores das unidades de ensino de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão e Guarujá.



cassionavarro@al.sp.gov.br

alesp