Presidente da Assembleia e deputados estaduais participam da troca de comando da PM


15/04/2009 21:34

Compartilhar:

Roberto Antônio Diniz e Álvaro Batista Camilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BARROBRANCOPOLICIAIS113ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz discursa na cerimônia de troca de comando da Polícia Militar do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BARROBRANCOBARROS219ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de troca de comando da PM do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BARROBRANC025ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Ferreira Pinto e Álvaro Batista Camilo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BARROBRANCOSECRETSEGENVCOMANDANTE093ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BARROBRANCO291ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz e outros parlamentares estaduais participaram nesta quarta-feira, 15/4, da cerimônia de troca de comando da Polícia Militar do Estado. O cel. Roberto Antônio Diniz entregou o cargo ao cel. Álvaro Batista Camilo no pátio da Academia Militar do Barro Branco, zona norte de São Paulo, na presença do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto e do governador José Serra.

O secretário da Segurança ficou incumbido de presidir a sessão de transmissão do cargo que, há 2 anos e 3 meses, era ocupado pelo cel. Diniz, que agora ingressa na reserva remunerada. Durante a passagem solene, ambos os comandantes se apresentaram, estendendo suas espadas e selando o ato com beijo na lâmina.

Diversos batalhões da corporação policial mantinham-se em forma e apresentavam suas armas. O cel. Diniz acompanhou então Álvaro Batista de ponta a ponta do pátio da academia, com o objetivo de passar a tropa em revista, tradição herdada dos exércitos romanos, para que a tropa reconheça e dedique obediência ao seu novo comandante.

Álvaro Batista disse estar honrado e orgulhoso com a nomeação e classificou como "nobre e difícil" sua missão à frente da Polícia Militar. O coronel destacou seis objetivos a serem cumpridos, entre eles o combate ao crime organizado, a modernização da polícia e firmes punições a desvios de conduta na corporação. "Prometo retribuir a confiança depositada em mim com muita seriedade, profissionalismo, dedicação e lealdade", afirmou o novo comandante geral da PM, que também discursou aos seus comandados. "Conto com todos vocês para tentar fazer o melhor por São Paulo", disse.

Barros Munhoz fez um discurso empolgado e caloroso, no qual agradeceu ao cel. Diniz por sua amizade e espírito corporativo e desejou sucesso a Álvaro Batista. O deputado ainda classificou a PM como a mais admirada e respeitada corporação do país. "Deus abençoe a querida Polícia Militar do Estado de São Paulo", finalizou.

Discursaram também o governador José Serra e o prefeito municipal da Capital, Gilberto Kassab, que lembrou do grande prestígio que a polícia paulista carrega.

O governador do Estado afirmou que a solenidade foi a mais importante do seu governo e destacou a dedicação e disciplina com a qual a polícia respeita as leis e, acima de tudo, o direito individual das pessoas. "Devemos ser duros contra o crime, mas sempre respeitando os direitos dos cidadãos", disse José Serra, que aproveitou a ocasião para falar sobre a queda do índice de criminalidade no Estado e fazer um alerta ao novo comandante e também ao secretário da Segurança. Segundo Serra, este ano ficará marcado por dificuldades orçamentárias e pelo desemprego, mas, apesar de o governo ter sofrido um déficit de arrecadação de R$ 733 milhões, manterá os investimentos programados em todas as áreas, inclusive na segurança.

Estiveram presentes à solenidade as deputadas Célia Leão (PSDB) e Rita Passos (PV); e os deputados Conte Lopes (PTB), Edson Ferrarini (PTB), Jonas Donizette (PSB), Olimpio Gomes (PV) e Orlando Morando (PSDB), além do chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia, Tte. Cel. Carlos Eduardo Blanco.



O novo comandante



Álvaro Batista Camilo nasceu em Ferraz de Vasconcelos, em 1961, e hoje reside na cidade de Mairiporã. Ingressou na polícia em 1979 e dois anos depois já era aspirante a oficial. Evoluiu de patente até chegar ao posto de coronel no ano de 2007 e, agora, ocupa o cargo de comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Formado em Administração, possui um largo currículo e, em 30 anos de carreira, carrega inúmeras medalhas no peito.

alesp