Droga, fé e recuperação


20/10/2011 20:33

Compartilhar:


O consumo de drogas ilícitas e álcool é um dos fenômenos mais inquietantes da nossa sociedade, que tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Um estudo recente feito com 325 municípios de São Paulo revela que o crack aparece como a droga ilícita mais presente nos municípios paulistas (31%). Em seguida vêm a cocaína (10%) e a maconha (9%). Já o álcool (droga lícita) aparece com volume maior (49%).

A dependência das drogas é um grande problema enfrentado pelo o usuário e seus familiares, sendo um agravante na sociedade brasileira. Além do prejuízo social, as drogas causam graves distúrbios físicos na pessoa.

Com um olhar voltado para essa questão que considero um problema de saúde pública, implantei na cidade de Itu em 2007, quando presidi o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, o Nova Vida, projeto que encaminha dependentes químicos e alcoólicos a clínicas de recuperação, com o apoio da iniciativa privada no custeio do tratamento.

Ao logo desses anos, a iniciativa, que ainda permanece na cidade, continua obtendo um resultado bastante satisfatório. As pessoas atendidas pelo projeto passam de 200 no mês, com grande índice de recuperação. O atendimento oferecido pelo Nova Vida no Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itu inclui aconselhamentos e a inserção da família e o usuário em grupo de apoio. Quando existe necessidade, o projeto encaminha o dependente químico ou alcoólatra para clínicas de recuperação, que oferecem tratamento psicológico e terapêutico.

O Nova Vida apoia e orienta as famílias de usuários de drogas e bebidas, pois o projeto entende que é necessário esse trabalho para que elas estejam preparadas para receber e ter uma nova convivência com o usuário que retorna ao seu lar.

Com todo o trabalho desenvolvido por esse projeto é também fundamental o trabalho espiritual para a libertação das drogas e do alcoolismo. A fé em Deus tem sido a ferramenta de muitos dependentes químicos e alcoólatras que buscam o resgate e lutam por uma nova vida.



*Rita Passos é deputada estadual pelo PSD

alesp