Assembléia prepara deputados para desafios da tecnologia de informação

Assinatura digital permitirá que fluxo de documentos seja excusivamente digital
09/11/2007 19:18

Compartilhar:

Protocolo de proposituras em papel poderá, em breve, se tornar coisa do passado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/INFORMATICA054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em andamento na Assembléia Legislativa, o Programa de Gerenciamento Integrado de Documentos (GID) promete acelerar o fluxo de informações internas e externas e, ainda, diminuir o volume de documentos em papel e a dificuldade para seu armazenamento. Além disso, o programa tem o objetivo de atender à necessidade de mais segurança nos controles de acesso e facilitar a pesquisa desses documentos, tanto para o público interno como para o cidadão, propiciando uma gestão integrada de documentos e a melhoria dos processos.

Com a velocidade com que as coisas acontecem na era da informação eletrônica, também está prevista no GID a certificação digital de documentos, tecnologia que passou a ser imprescindível, pois agiliza o trâmite e confere autenticidade e garantia de originalidade aos documentos digitalmente assinados, e também responsabilidade, quanto ao conteúdo, aos signatários. O presidente da Casa, deputado Vaz de Lima, afirma ser um dos entusiastas do programa. Segundo ele, os avanços na tecnologia de informação irão proporcionar mais transparência às atividades parlamentares e mais credibilidade às ações do Legislativo.

Com o intuito de que o quadro de parlamentares da Casa acompanhasse a evolução desse processo, o Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido) da Casa, em maio de 2007, efetuou a entrega de 94 notebooks, que foram distribuídos aos deputados. Segundo o diretor do departamento, Roberto Sturm, no ato da entrega, o Dido, com a colaboração do Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação, submeteu os parlamentares a uma consulta sobre seus conhecimentos quanto à informática e seu possível interesse em participar de um treinamento " a ser dividido em nos módulos básico e avançado " que incluiria noções gerais de informática e conhecimento dos sistemas da Casa, com ênfase para o Lotus Notes (correio eletrônico), Sistema do Processo Legislativo (SPL), Intranet e Portal.

O resultado da consulta indicou 69,01% dos 94 deputados da Casa favoráveis à proposta. A partir daí, foi realizado um pregão eletrônico para a aquisição do curso, formatado pelos setores envolvidos, que chegou ao custo final de R$ 33,1 mil, correspondente a 940 horas-aula " 10 horas para cada deputado. O curso foi dividido em 5 módulos (básico, Lótus Notes, SPL, Intranet e Portal - 2 horas para cada um). As aulas, particulares e ministradas nos gabinetes dos deputados, já começaram, e a empresa encarregada está agendando horários com os deputados.

Segundo Sturm, a procura está superando as expectativas. "Até hoje, 20 dos 94 deputados já agendaram o treinamento. Os que já estão participando do curso têm se mostrado bastante satisfeitos", informou, com base em enquete feita pelo departamento para saber o grau de satisfação dos parlamentares quanto ao treinamento.

Para o deputado Gilson de Souza (DEM), que participa do curso, tudo o que proporciona conhecimento é importante. "Não só o deputado, mas todo o cidadão precisa acompanhar os avanços tecnológicos", defende. Segundo ele, os novos aplicativos adotados pela Assembléia correriam o risco de ser pouco explorados se os deputados não soubessem operá-los.

alesp