Comissão de Defesa do Consumidor lança cartilha sobre tarifação telefônica


07/08/2007 17:23

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Alex Manente presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CONSUMIDOR alex manente07ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor lança cartilha sobre a mudança no sistema de cobrança de telefonia fixa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CONSUMIDOR MESA 073ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Selma do Amaral, Roberto Engler, Patricia e Alex Manente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CONSUMIDORselma do amaral e engler.patricia.manente ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida por Alex Manente (PPS), lançou nesta terça-feira, 7/8, uma cartilha sobre a mudança no sistema de cobrança de telefonia fixa. Segundo Manente, a comissão tomou a iniciativa de fazer um trabalho de esclarecimento que deveria ter sido feito pela Telefonica. "A cartilha tem a missão de orientar sobre a transição e a nova tarifação para que o consumidor tenha a oportunidade de verificar qual o melhor plano oferecido."

A reunião teve a presença de representantes do Procon, Selma do Amaral; do Idec, Luiz Moncau; e do Pro Teste, Vanessa Vieira.

No próximo dia 28/8, a comissão receberá um representante do Procon para um balanço sobre o novo sistema de cobrança telefônica.

Também foram anunciadas as participações em reuniões da comissão, em datas a serem definidas, de representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e da AES Eletropaulo.

Novo sistema

Segundo a cartilha, o novo sistema vale a partir deste mês de agosto para a telefonia fixa. O consumidor deverá optar por um dos dois planos oferecidos: básico ou alternativo (Pasoo) e, se não o fizer, será incluído automaticamente no plano básico. Os pulsos serão convertidos em minutos e haverá uma franquia (valor mínimo cobrado mensalmente) com direito a 200 minutos/mês no básico e 400 minutos/mês no Pasoo.

Cada minuto custará praticamente 10 centavos no plano básico e 18 centavos no Pasoo. Para maiores esclarecimentos ligue: 38866360 (Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor) ou 151 (Procon).

alesp