Projeto de lei incentiva uso racional da água e da energia elétrica

"A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável e essencial para conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de várias regiões." Este é um trecho da justificativa que o deputado Simão Pedro (PT) apresentou ao Projeto de Lei 1.508/2007, de sua autoria.
A matéria institui o Programa Estadual de Conservação e Uso Racional da Água (com economia de energia elétrica em edificações). Ela tem por objetivo instituir medidas que induzam à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para a captação de água e reuso nas novas edificações, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água e economia de energia elétrica.
O parlamentar ressalta que é de responsabilidade do Estado promover o uso racional de água e energia elétrica através de uma política que diminua o impacto ambiental causado pelo crescimento econômico e populacional, sem que seja necessário privar a população do conforto oriundo dos avanços tecnológicos. "Se por um lado, nos dias de hoje, é imprescindível o acesso da população a um sistema público de abastecimento de água e de distribuição de energia elétrica, por outro se faz necessária a preservação do meio ambiente, adotando-se providências para conter o uso dos recursos naturais através de políticas públicas que privilegiem a utilização racional dos recursos, amenizando o impacto sobre o meio ambiente sem que seja necessário algum tipo de racionamento."
O projeto menciona ainda que a energia elétrica ocupa um lugar de destaque na matriz energética brasileira, sendo a modalidade de energia mais consumida em nosso Estado e seu consumo crescente vem diminuindo a distância entre a demanda e a oferta e que as alternativas que visam o uso racional e eficiente de energia elétrica geralmente apresentam custos e tempo de retorno relativamente pequenos. Sendo assim, o deputado acredita que o Estado pode e deve amortizar estes custos para o consumidor, uma vez que a redução do consumo certamente diminuirá o investimento do poder público na capitação e distribuição de água e energia elétrica. "Para o usuário final, as principais vantagens da adoção de medidas de uso racional e eficiente tanto de água quanto de energia elétrica são a redução do gasto."
A propositura também abrange as edificações onde estão instaladas repartições públicas, próprias ou locadas, que terão cinco anos para se adaptarem às determinações previstas no projeto.
A participação no Programa Estadual de Conservação e Uso Racional da Água será aberta às instituições públicas e privadas e à comunidade científica, que serão convidadas a participar das discussões e a apresentar sugestões.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações