Parlamentar participa de reunião sobre SUS na Câmara


23/06/2003 15:54

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Pedro Tobias



O deputado Pedro Tobias (PSDB), membro da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia, participa nesta quarta-feira, 25/6, às 10 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, de reunião conjunta com a Comissão de Saúde, Promoção Social e Trabalho da Casa. De acordo com o deputado, o objetivo da reunião é avaliar o teto financeiro do Estado de São Paulo no Sistema Único de Saúde e sugerir propostas para atuação conjunta.

Tobias também é médico e vem defendendo junto ao governo federal o aumento da cota de atendimento do SUS no Estado. O parlamentar afirma que, nos últimos meses, o governador Geraldo Alckmin inaugurou cinco novos hospitais, incluindo o de Bauru, mantidos com recursos diretos do tesouro do Estado.

"São Paulo responde pelo atendimento médico-hospitalar de alta complexidade do país. Os hospitais instalados em nosso Estado são referência nacional, atendendo pacientes de todo o Brasil. Mesmo assim, até hoje não se estabeleceu um sistema de compensação para esse atendimento dado a outros Estados. Por isso precisamos trabalhar no sentido de reivindicar o aumento da cota do SUS para os hospitais paulistas", alerta Tobias.

O deputado também manifestou preocupação quanto à continuidade de projetos de atendimento a idosos, especialmente tratamento de catarata, próstata, varizes e diabetes. De acordo com Tobias, esses programas serão cortados pelo Ministério da Saúde a partir de 30/6, conforme portarias emitidas pelo órgão federal. "Não sabemos a razão para o término desses programas que têm grande alcance social, uma vez que saúde não tem partido, cor, raça ou sexo", questionou o deputado, defendendo a manutenção e a ampliação dos programas.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp