Ilha Comprida: ecossistemas preservados e sítios arqueológicos

Estâncias Paulistas
25/08/2010 20:05

Compartilhar:

Visão geral de Ilha Comprida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ilhaVISAOgeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ponta da praia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ilha-PONTAdaPRAIAextremoDAilha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Morro do Cristo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ilhaSAMBAQUIDOmorroDOcristo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desenvolvendo ações estruturais para se transformar em cidade modelo do turismo sustentável, Ilha Comprida é reconhecida pela Unesco como reserva da biosfera do planeta. A estância turística paulista faz parte do complexo estuário-lagunar de Iguape-Paranaguá, um dos maiores viveiros de peixes e de crustáceos do Atlântico Sul, e tem 74 quilômetros de praias ininterruptas, áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves que vivem em um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro.

Toda a área do município, que é de 252 km², está dentro de área de proteção ambiental estadual e federal. É interessante notar que mesmo antes da criação do município, em 1991, a APA de Ilha Comprida já existia, uma vez que foi criada em 1989 e, no mesmo ano, foi definida como área de relevante interessse ecológico (Arie).

Antes de ser Ilha Comprida, o município teve diversas denominações, como Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca, não havendo registro de quando o seu nome atual surgiu, devido à característica de que os 74 quilômetros de extensão em alguns pontos tem apenas quatro quilômetros de largura.



Atrações



Desde 1502, a beleza das dunas de Ilha Comprida é conhecida. Elas se espalham ao longo da orla nas proximidades do mar Pequeno e são passeios obrigatórios. As dunas do Araçá, que ficam 7,5 quilômetros do lado esquerdo do Boqueirão, reservam surpresas aos visitantes com muitas formações, altura de até dez metros e uma linda vista para o mar. Também são encontradas no caminho do Boqueirão Sul em grandes extensões. Algumas delas terminam nas lagoas. Conhecer as dunas da ilha é um passeio inesquecível na natureza. As aves são um espetáculo à parte.

A Vila Nova, antiga vila de pescadores, encerra mistérios e lendas. Nela encontram-se um cemitério indígena e um dos 28 sambaquis da ilha, de grande valor arqueológico.

O nome dados a esses sítios arqueológicos vem do tupi tamba"kï, literalmente "monte de conchas". São amontoados de restos de moluscos, ossos e outros materiais acumulados ao longo de até 6 mil anos. Os principais sambaquis de Ilha Comprida são: Nóbrega, Patos, Juruvaúva, Ponta Grossa e Vamiranga.

Ilha Comprida abriga o primeiro viveiro de mudas da restinga, que produz 5 mil mudas por mês, de 59 espécies nativas. O viveiro foi construído pela prefeitura e orientado por pesquisadores da Unesp e da Unicastelo.

A cultura típica da região é divulgada na Casa do Caiçara, construída em madeira, barro e palha, e que expõe canoa, remos, vassouras de cipó e artefatos para caça e pesca.

O município tem como limites Cananeia e Iguape. O acesso é feito pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o trevo de Iguape, seguindo pela rodovia Casimiro Teixeira (SP-222). De Iguape o acesso à Ilha Comprida é feito pela ponte Laércio Ribeiro.

alesp