Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Ary Fossen


18/01/2011 15:27

Compartilhar:

Ary Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/AryFossen33.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ary Fossen (PSDB) nasceu em Jundiaí, em 12 de Janeiro de 1937. Filho do ferroviário Arderico Fossen e de Gioconda Maria Calegaro, Ainda garoto, Ary aprendeu que a vida não é fácil. Via o pai enfrentar dupla jornada de trabalho para conseguir pagar o aluguel e sustentar a família.

Graduado em Economia, pela PUC-Campinas, foi em um baile de formatura do curso colegial que conheceu sua esposa Marialice Mohor. Da união, nasceram Marcelo Augusto (o mais velho, engenheiro mecânico e fiscal de rendas), Josele (dentista) e Maurício, o caçula (advogado e juiz de Direito). Tem cinco netos (duas meninas e três meninos).

A extensa carreira profissional de Ary Fossen começa no Sesi, onde trabalhou durante 40 anos. Na instituição, passou pelos cargos de escriturário, encarregado de serviços, assistente da Divisão de Controle Central e, finalmente responsável pela Delegacia do Sesi.

Foi como diretor da Fazenda do então prefeito, Walmor Barbosa Martins, que iniciou sua vida política. Depois, foi vice-prefeito de Jundiaí por duas vezes. A primeira na gestão Pedro Fávaro, de 1977 a 1982, e de 1997 a 1998 na gestão Miguel Haddad. Foi idealizador e 1.° presidente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).Também foi secretário de Administração e Secretário de Finanças do município, entre 1989 e 1992. Em 1998, foi eleito pela primeira vez deputado estadual atingindo a marca de 41.402 votos. Aos 65 anos, em 2002, chegou ao seu segundo mandato como deputado estadual, com mais que o dobro de votos, 84.352.

Na Assembleia, foi presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, membro da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Educação. Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, no biênio 2000/2001. Foi apontado, em 2002, pela ONG "Voto Consciente", que fiscaliza as atividades parlamentares da Assembléia Legislativa, como um dos 11 melhores da Casa.

Quando assumiu a primeira vez na Assembleia, foi convidado pelo ex-governador Mario Covas para ser secretário em seu governo. Ary Fossen preferiu continuar o seu trabalho como deputado estadual com o compromisso de ser o representante do povo que o elegeu. Em parceria com o Executivo conseguiu melhorias para a região da grande Jundiaí.

alesp