Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Ary Fossen
Ary Fossen (PSDB) nasceu em Jundiaí, em 12 de Janeiro de 1937. Filho do ferroviário Arderico Fossen e de Gioconda Maria Calegaro, Ainda garoto, Ary aprendeu que a vida não é fácil. Via o pai enfrentar dupla jornada de trabalho para conseguir pagar o aluguel e sustentar a família.
Graduado em Economia, pela PUC-Campinas, foi em um baile de formatura do curso colegial que conheceu sua esposa Marialice Mohor. Da união, nasceram Marcelo Augusto (o mais velho, engenheiro mecânico e fiscal de rendas), Josele (dentista) e Maurício, o caçula (advogado e juiz de Direito). Tem cinco netos (duas meninas e três meninos).
A extensa carreira profissional de Ary Fossen começa no Sesi, onde trabalhou durante 40 anos. Na instituição, passou pelos cargos de escriturário, encarregado de serviços, assistente da Divisão de Controle Central e, finalmente responsável pela Delegacia do Sesi.
Foi como diretor da Fazenda do então prefeito, Walmor Barbosa Martins, que iniciou sua vida política. Depois, foi vice-prefeito de Jundiaí por duas vezes. A primeira na gestão Pedro Fávaro, de 1977 a 1982, e de 1997 a 1998 na gestão Miguel Haddad. Foi idealizador e 1.° presidente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).Também foi secretário de Administração e Secretário de Finanças do município, entre 1989 e 1992. Em 1998, foi eleito pela primeira vez deputado estadual atingindo a marca de 41.402 votos. Aos 65 anos, em 2002, chegou ao seu segundo mandato como deputado estadual, com mais que o dobro de votos, 84.352.
Na Assembleia, foi presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, membro da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Educação. Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, no biênio 2000/2001. Foi apontado, em 2002, pela ONG "Voto Consciente", que fiscaliza as atividades parlamentares da Assembléia Legislativa, como um dos 11 melhores da Casa.
Quando assumiu a primeira vez na Assembleia, foi convidado pelo ex-governador Mario Covas para ser secretário em seu governo. Ary Fossen preferiu continuar o seu trabalho como deputado estadual com o compromisso de ser o representante do povo que o elegeu. Em parceria com o Executivo conseguiu melhorias para a região da grande Jundiaí.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições