Monteiro lobato: um homem à frente de seu tempo

OPINIÃO - Pe. Afonso Lobato*
19/04/2004 16:07

Compartilhar:


No dia 18 de abril lembramos mais um aniversário de José Renato Monteiro Lobato, que, por sua própria decisão alterou o nome para José Bento, no desejo de usar a bengala do avô gravada com as iniciais J.B.M.L.

Quando menino era chamado de Juca nas brincadeiras com suas irmãs menores Ester e Judite. Naquele tempo não havia brinquedos sofisticados, eram toscos, feitos de sabugos de milho, chuchus, mamão verde, etc... Sempre com a língua afiada, dizendo o que pensava agradasse ou não, o mais ilustre dos filhos de Taubaté, defendeu sua verdade com unhas e dentes, contra tudo e todos, sem medir as conseqüências. Tanto, que em 1931, ao voltar dos Estados Unidos, pregou a redenção do Brasil pela exploração do ferro e do petróleo. Lobato lutou pelo nacionalismo e pelas coisas do Brasil, o que acabou levando-o à pobreza, doença e desgosto, pois havia o interesse oficial em se dizer que no Brasil não existia petróleo.

Perseguido e até preso por suas idéias nacionalistas deu prova de seu amor pelo que é nosso, mas decepcionado com o mundo dos adultos, lançou-se no universo da literatura infantil. Passou a defender suas idéias através de "parábolas" vividas pelos personagens, principalmente pelas falas de "Emília" e "Visconde de Sabugosa" .

Atento à preservação cultural, lembramos um estudo que Lobato fez sobre o mito Saci Pererê para o jornal "O Estado de S. Paulo", em 1917, resultando no livro homônimo, em 1918, e em outra obra em 1921, intitulada apenas "O Saci". Lobato já vislumbrava que o Saci não é a figura mal interpretada como "filho do capeta, do "encardido", mas que na realidade representa a figura do verdadeiro brasileiro, resultado da miscigenação do índio, o negro e o branco.

Nesse sentido, tivemos a sorte de ter aprovado pela Assembléia Legislativa projeto - agora lei ? criando em todo o Estado o "Dia do Saci", tomando como referência iniciativa de São Luís do Paraitinga, além de ter incluído a data no calendário turístico do Estado de São Paulo, comemorado anualmente em 31 de outubro. Com isso, enaltecemos e revitalizamos as idéias de Monteiro Lobato, além de reconhecer e aplaudir a iniciativa luizense de combater a invasão da cultura estrangeira. Desta forma, em contraponto à invasão da cultura norte-americana, divulgada através da festa do "Halloween" ou Dia das Bruxas, que é comemorada na mesma data, criamos o Dia do Saci.

Reforçamos a necessidade de despertar no brasileiro e no homem valeparaibano, o nacionalismo que sempre permeou a vida de Monteiro Lobato. O Dia do Saci é uma porta para resgatar e fortalecer a cultura nacional e regional. Prestamos assim, nossa homenagem ao incomparável escritor Monteiro Lobato, homem que sempre olhou à frente do seu tempo e que, certamente, já previa a ameaça de nosso folclore pela cultura estrangeira quando pesquisou e fortaleceu o mito do "Saci".



*Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp