PCdoB vota contra a privatização da CTEEP


19/05/2005 18:05

Compartilhar:

Deputado Nivaldo Santana (abaixo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Pcdob cteep.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A bancada do PCdoB votou contra o projeto, do governador Geraldo Alckmin, de privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. O líder do PCdoB, deputado Nivaldo Santana, considera o projeto um grave retrocesso econômico e social para o Estado.

Em seu pronunciamento, aplaudido por trabalhadores e sindicalistas que lotavam a galeria do plenário, Nivaldo fez um balanço do programa de privatizações dos governos Covas/Alckmin, do aumento da dívida e da progressiva diminuição da capacidade de investimento do Estado.

Baseado em dados oficiais, o líder do PCdoB acrescentou que as justificativas do governador para dar continuidade à privatização do setor elétrico não se sustentam. São Paulo corre risco de enfrentar novas restrições na oferta de energia e a dívida da CESP não será equacionada com a alienação das ações da CTEEP.

O deputado Nivaldo Santana considera que o poder público não pode abrir mão de setores estratégicos para a economia e o bem-estar da população. O deputado lembrou que a intransigência do governador Alckmin para negociar se manifestou na aprovação do projeto e na rejeição de todas as 31 emendas apresentadas.

A aprovação do projeto, segundo o deputado, coroou anos de desmonte do patrimônio público, promovido pelo PSDB em São Paulo. O deputado lembrou que, mesmo com todas as privatizações e arrocho fiscal, a dívida pública paulista saltou de R$34 bilhões, em 1995, para R$138 bilhões em 2004.

O líder do PCdoB considera que esses números desmontam a propaganda governista de saneamento financeiro do Estado. "Na verdade, com as privatizações, São Paulo perdeu alavancas estratégicas para fomentar o desenvolvimento e promover políticas de inclusão social", finalizou o deputado.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp