Obras danificam árvores na Serra da Cantareira


17/12/2008 18:34

Compartilhar:

Remoção de terra dos taludes provoca instabilidade no terreno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/OLIMPIO ARVORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Olimpio Gomes (PV), criador da Frente Parlamentar em Defesa da Serra da Cantareira, encaminhou pedido de providências ao Ministério Público, à subprefeitura do Jaçanã/Tremembé e à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo com relação às obras da prefeitura de São Paulo que estão colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres ao longo da avenida José Ermírio de Moraes, zona norte da cidade, até a divisa com o município de Mairiporã, região da Serra da Cantareira.

As obras de colocação de guias e sarjeta em ambos os lados da avenida deixaram árvores com suas raízes expostas. E o problema foi agravado ainda mais com a remoção da terra dos taludes, necessários para garantir a estabilidade do terreno e das árvores.

"Temos de evitar possíveis tragédias, pois as árvores podem cair a qualquer momento, ainda mais nesse período de chuvas", disse o deputado, que lembra que a região da Serra da Cantareira é o pulmão de São Paulo e precisa ser preservada. Ele pede para que a prefeitura replante tais árvores que estão com as raízes expostas em área desmatada e dê solução ao problema. "Do jeito que está não pode ficar, as árvores podem cair e aquelas que não forem replantadas irão morrer", reitera.

Para ele, existe a necessidade de os órgãos competentes agirem com rapidez a fim de evitar responsabilidade civil e criminal após a ocorrência de uma possível catástrofe. Na última sexta-feira, por exemplo, uma das árvores veio ao chão.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp