Homenagem à FMU e a seu fundador é tributo à educação superior em São Paulo


31/08/2010 20:18

Compartilhar:

Apresentação de camerata dos alunos da Faculdade de Música<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/FMUDSC1612.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> D'Urso, Edevaldo Alves Silva, Fernando Capez e Marco Antonio Alves da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/FMUDSC1473.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/FMUDSC1580.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira, 30/8, o complexo educacional FMU e seu fundador, Edevaldo Alves da Silva. Sob presidência do deputado Fernando Capez (PSDB), a sessão solene teve a presença de diversas autoridades e membros do corpo docente da instituição.

No início da solenidade, Capez leu um breve histórico da FMU e do contexto em que ela nasceu. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional.

O desembargador Marco Antonio Marques da Silva elogiou a capacidade empreendedora do professor Edevaldo Alves da Silva, assim como o deputado Antonio Salim Curiati (PP), que elogiou a dedicação e amor ao próximo que caracterizam o fundador da FMU.

O presidente da OAB paulista, Luiz Flávio Borges D"Urso, disse que a FMU, onde se formou e na qual é professor, serve de exemplo para todas as instituições de ensino do país, e congratulou-se com o corpo docente da faculdade. Edson Alves da Silva, filho de Edevaldo, agradeceu a homenagem prestada a seu pai e afirmou que boa educação é um instrumento básico da liberdade do ser humano.

Ao final da cerimônia, houve a apresentação de camerata dos alunos da Faculdade de Música, que interpretou peças de Vivaldi, Bach e Villa Lobos.



A FMU



Fundada em de 11 de julho de 1968, com os cursos de direito, economia, administração, contabilidade, educação e serviço social, a FMU agregou, em 1975, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Rita de Cássia, passando a oferecer também os cursos de psicologia, pedagogia e letras. Em 1976, incorporou a Faculdade de Educação e Ciências Nova Piratininga, e o curso de matemática também passou a ser oferecido. Em 1987, a instituição criou o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), que oferece 96 cursos de especialização em diversas áreas, cinco MBAs e vinte cursos de extensão. Em 1989, a FMU criou o curso de educação física.

Também na década de 1980, a FMU reuniu, como instituições conveniadas, as Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam), com seu curso de comunicação social, e as Faculdades de Artes Alcântara Machado (Faam), com a Faculdade de Música e os cursos de arquitetura e urbanismo e administração, e ainda as Faculdades Integradas de São Paulo (Fisp), de engenharia.

A FMU transformou-se em centro universitário por decreto de 23 de março de 1999. Logo depois, em 2000, criou o Instituto Metropolitano de Altos Estudos, o Imae.

Sua estrutura física conta com hospital veterinário, fazenda-escola de medicina veterinária e clínicas de atendimento de diversas áreas da saúde.

Numa parceria firmada entre o Tribunal de Justiça e a FMU, desde 1999 funciona no campus Liberdade um Juizado Especial Cível. A FMU mantém a estrutura operacional necessária para a realização de audiências diárias e atendimento à comunidade. Hoje, o complexo educacional FMU faz parte da Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva.

alesp