Vereadoras promovem encontro na Assembléia


18/08/2006 16:52

Compartilhar:

Avesp realiza encontro na Alesp para a apresentação de palestras temáticas sobre educação e cota partidária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Avesp 0006-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reinalma Montalvão (ao microfone), vereadora de Caçapava e diretora administrativa da Avesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Avesp Reinalma Montalvao0001-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amélia Naomi Omura, vereadora de São José dos Campos e presidente da Avesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Avesp Amelia Naomi Omura    Presidente -mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo (Avesp) realizou nesta sexta-feira, 18/8, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, um encontro para a apresentação de palestras temáticas sobre educação e cota partidária e para discussão e aprovação de alterações estatutárias na entidade. A Avesp, fundada em 2001, é, segundo sua presidente, Amélia Naomi Omura, vereadora de São José dos Campos, uma entidade suprapartidária que tem como objetivo incentivar a participação da mulher na política.

Para a diretora administrativa da Avesp, a vereadora de Caçapava Reinalma Montalvão, o evento na Assembléia teve o intuito de mobilizar as vereadoras para atuarem junto a seus partidos e à sociedade com dois objetivos: aumentar de forma significativa o número de candidatas mulheres e dar foco a alguns temas de interesse feminino para discussão.

Educação e participação

Na primeira palestra, as professoras Dione de Pietro e Ana Maria Mantovani, do corpo técnico da Secretaria estadual da Educação, discorreram sobre as diversas formas de convênio que podem ser assinados entre a secretaria e as prefeituras municipais. Elas também traçaram um perfil do processo de municipalização do ensino e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A segunda palestra foi feita pela secretária de Cidadania de Arujá, Soraia Maria Garcia Nasser, ex-presidente da Avesp. Ela apresentou um painel da participação da mulher na política e destacou os avanços e as dificuldades das mulheres para ampliar sua participação nos partidos políticos e na sociedade. "Muito se avançou, mas ainda temos de vencer uma barreira cultural que reservou à mulher o papel de suporte e não de protagonista", afirmou.

Soraia acha que a associação das vereadoras tem o papel de propor ações afirmativas que possam contribuir para a alteração da identidade feminina e para a ampliação da participação da mulher na política. "Temos que promover a filiação partidária e garantir um investimento maior dos partidos nas candidaturas femininas", disse.

Resistência

Nanci Peres de Araújo Zanato, vereadora de Ilhabela em seu sexto mandato, concorda que a participação feminina ainda é pequena, principalmente porque as próprias mulheres estão afastadas da política. "Elas vêem com muitas ressalvas a atuação parlamentar e resistem a entrar para um partido. Preferem desenvolver suas ações de maneira independente ou junto a instituições apartidárias", afirmou.

Nanci contou que. no início de seu primeiro mandato, em 1983, a resistência dos parlamentares da Câmara Municipal era grande. "Éramos apenas duas vereadoras e tivemos que enfrentar muita resistência. Fui presidente da Câmara nesse primeiro mandato e comprei muita briga para me afirmar. Hoje, a situação é diferente, sou respeitada, assim como todas as mulheres que assumem a vereança."

Ela disse que, além da resistência de muitos partidos em relação à participação das mulheres, elas próprias não se vêem como um agente de transformação social por meio da política. "Eu também resisti por longo tempo a entrar na vida política, mas compreendi que é possível contribuir para as mudanças sociais através da atuação partidária e parlamentar", finalizou.

alesp