FAO apresenta projeto de manejo responsável de florestas plantadas
Nesta quinta-feira, 25/9, a Assembléia Legislativa foi sede de reunião entre representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da sociedade civil organizada. O objetivo foi a apresentação de documento que traça as diretrizes para o manejo responsável de florestas plantadas.
A FAO foi solicitada a desenvolver um projeto formatando os princípios para o manejo sustentável das florestas plantadas devido à necessidade de melhorar os meios de vida da população e o uso da terra nas regiões em desenvolvimento. Este projeto foi sedimentado em reuniões regionais, com coleta de opiniões aberta a todos via internet. O resultado é um documento que facilita a compreensão para o implemento de ações que orientam o manejo florestal sustentável. O documento foi apresentado por Linda Rosengren, técnica do Departamento Florestal da FAO.
As diretrizes contidas no documento são um guia para harmonizar as aspirações institucionais, econômicas, sociais, culturais e ambientais nos países que estão envolvidos no plantio de florestas. Também têm por objetivo oferecer aos envolvidos em projetos de reflorestamento um conjunto de princípios que nerteiam a política e atendem às questões legais, possibilitando o manejo sustentável.
As 95 diretrizes não constituem um sistema de certificação, já que devem ser adotados por países com realizades diversas. Cada país deve reconhecer suas reais necessidades e planejar de forma consciente sua política de plantio florestal, adaptando-o conforme a região e o segmento social envolvido.
O debate sobre o teor das diretrizes do documento, com o objetivo de obter o apoio da FAO para a sua implementação, acontece nos dias 27 e 31 de outubro, em Buenos Aires, com a participação de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. "Desse encontro, espera-se que cada país saia com um plano concreto", afirmou Rosengren. Semelhante processo já foi desenvolvido com sucesso no sudeste da Ásia, onde China, Tailândia, Vietnã e Laos conseguiram apoio para suas iniciativas de reflorestamento econômica ambientalmentre sustentáveis.
A FAO vem desenvolvendo ainda projetos que elaborarão diretrizes para a pesca, os biocombustíveis e manejo sustentável da terra.
Estiveram presentes representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente dos Estados de Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Paraná, além de representantes de empresas e de organizações não-governamentais ligadas ao setor.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações