FAO apresenta projeto de manejo responsável de florestas plantadas


25/09/2008 17:21

Compartilhar:

Linda Rosengren <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Florestas Plantadas-ROB-linda rosengren (3 of 8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rubens Garlip, Linda Rosengren, Cristian Bacelar Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Florestas Plantadas2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 25/9, a Assembléia Legislativa foi sede de reunião entre representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da sociedade civil organizada. O objetivo foi a apresentação de documento que traça as diretrizes para o manejo responsável de florestas plantadas.

A FAO foi solicitada a desenvolver um projeto formatando os princípios para o manejo sustentável das florestas plantadas devido à necessidade de melhorar os meios de vida da população e o uso da terra nas regiões em desenvolvimento. Este projeto foi sedimentado em reuniões regionais, com coleta de opiniões aberta a todos via internet. O resultado é um documento que facilita a compreensão para o implemento de ações que orientam o manejo florestal sustentável. O documento foi apresentado por Linda Rosengren, técnica do Departamento Florestal da FAO.

As diretrizes contidas no documento são um guia para harmonizar as aspirações institucionais, econômicas, sociais, culturais e ambientais nos países que estão envolvidos no plantio de florestas. Também têm por objetivo oferecer aos envolvidos em projetos de reflorestamento um conjunto de princípios que nerteiam a política e atendem às questões legais, possibilitando o manejo sustentável.

As 95 diretrizes não constituem um sistema de certificação, já que devem ser adotados por países com realizades diversas. Cada país deve reconhecer suas reais necessidades e planejar de forma consciente sua política de plantio florestal, adaptando-o conforme a região e o segmento social envolvido.

O debate sobre o teor das diretrizes do documento, com o objetivo de obter o apoio da FAO para a sua implementação, acontece nos dias 27 e 31 de outubro, em Buenos Aires, com a participação de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. "Desse encontro, espera-se que cada país saia com um plano concreto", afirmou Rosengren. Semelhante processo já foi desenvolvido com sucesso no sudeste da Ásia, onde China, Tailândia, Vietnã e Laos conseguiram apoio para suas iniciativas de reflorestamento econômica ambientalmentre sustentáveis.

A FAO vem desenvolvendo ainda projetos que elaborarão diretrizes para a pesca, os biocombustíveis e manejo sustentável da terra.

Estiveram presentes representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente dos Estados de Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Paraná, além de representantes de empresas e de organizações não-governamentais ligadas ao setor.

alesp