Eleito novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2009/2011


15/03/2009 15:45

Compartilhar:

Barros Munhoz é o 48º presidente da Assembleia desde o advento da República e conduzirá os trabalhos no biênio 2009/2011<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/FOT_0092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz é cumprimentado pelos parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/BARROSPRESIDENTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão especial que elege Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/FOT_0132.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado do PSDB Barros Munhoz foi eleito, com 92 votos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A sessão especial que o elegeu foi realizada neste domingo, 15/3, e contou com a presença de todos os 94 deputados da Casa.

Barros Munhoz é o 48º presidente da Assembleia desde o advento da República e conduzirá os trabalhos no biênio 2009/2011, substituindo o deputado Vaz de Lima (PSDB). Sua indicação oficial foi feita pelo líder da bancada do PSDB, Samuel Moreira.

Raul Marcelo, líder do PSOL, indicou o deputado Carlos Gianazzi, que obteve apenas dois votos na disputa. Gianazzi solicitou quinze minutos para a apresentação de cada candidatura, pedido indeferido pelo presidente Vaz de Lima, que alegou falta de previsão no Regimento Interno para tal ato. Posteriormente, Raul Marcelo explicou que a candidatura de Gianazzi foi uma "anticandidatura" firmada em função de discordância programática com os rumos impostos pelo atual governo de São Paulo.

Após a eleição e a proclamação do candidato eleito pelo presidente Vaz de Lima, líderes dos partidos e outros deputados tomaram a palavra. Gianazzi lamentou a impossibilidade do debate e considerou "inconcebível" não terem sido permitidos pronunciamentos prévios.

O deputado Roberto Felício, líder da bancada do PT, salientou o acordo firmado com a base de sustentação do governo. Segundo ele, o PT, segunda maior bancada da Assembleia, enviou documento a Barros Munhoz com diversos pontos programáticos e a indicação dos ocupantes da 1ª e 4ª secretarias. O documento foi respondido por escrito, ratificando o compromisso de seu cumprimento. Felício destacou também o fato de o PT, apesar do acordo, continuar exercendo oposição ao governo José Serra. Em seguida, Rui Falcão anunciou-se como novo líder do PT e afirmou que continuará o trabalho combativo da oposição.

Em diversos outros pronunciamentos, o novo presidente da Casa foi parabenizado, destacando-se seu longo currículo na política e a maneira firme e democrática com que costuma exercer a política. O deputado Vaz de Lima também foi homenageado por vários parlamentares. A principal realização de seu mandato, citada pelos parlamentares, foi a reforma do Regimento Interno. A forma sábia e serena com que conduziu os trabalhos do Parlamento também foi largamente lembrada.

alesp