Santos é a nova capital mundial do Downhill Urbano


04/02/2010 19:26

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/PAULOALEX2 downhill.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir do dia 5/2, Monte Serrat, em Santos, será a capital mundial do Downhill Urbano, com a realização da prova ciclística "Descida das Escadas de Santos". A competição radical tem como cenário os 417 degraus das escadarias do morro santista, onde no sopé está localizada a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, que data de 1603, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O evento tem o apoio do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que indicou emenda parlamentar de R$ 30 mil para a etapa santista.

Paralelamente será realizado o Evento Recicleiros, com o projeto Escadaria de Santos. Neste ano, está prevista a implantação da Estação de Reciclagem no modelo de Sistema de Gestão e Educação Ambiental. O trabalho vai envolver pessoas da comunidade do Monte Serrat, que serão treinadas para atuarem como agentes ambientais.

Os participantes vão trabalhar na reciclagem de todo o resíduo gerado na competição. "A iniciativa tem o nosso apoio, pois, além de envolver a comunidade do morro em uma atividade de geração de renda, promove a educação ambiental", disse Paulo Alexandre, que também destaca o retorno da prova na mudança de hábitos.

"Nos morros, muito lixo é jogado nas encostas, aumentando os riscos de desmoronamento em dias de chuva. Com os moradores envolvidos no projeto, a conscientização da comunidade será ainda maior. Um exemplo para crianças e adultos". A escadaria foi totalmente lavada por meio de jateamento de água. A ação foi coordenada e executada pela Kärcher, um dos apoiadores do evento. O mesmo serviço foi efetuado no pátio e nas quadras de esportes da Escola Estadual Barnabé, que é utilizada como base de apoio do evento.

A programação começa, no dia 5, com um reconhecimento a pé do trajeto. No domingo, 7/2, a partir das 9h, a Rede Globo transmite ao vivo os treinos e as provas durante o programa Esporte Espetacular. Às 11h, terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana.

Em sua oitava edição, o evento reunirá os principais atletas do Brasil e do exterior, com representantes vindos de outros nove países: Estados Unidos, Chile, Equador, México, Inglaterra, Portugal, Eslováquia, Austrália e França. A Descida das Escadas de Santos é considerada a principal competição da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp